Tomar banho é uma tarefa corriqueira e prática para todos os homens. Alguns começam com o sabonete, outros com o shampoo, cada um tem sua forma de se higienziar antes ou depois de um dia de estudos ou trabalho. Só que tem um pessoal que possui pele sensível ou ressecada e os sabonetes em barra ou líquidos talvez são sejam as melhores opções para serem usadas debaixo do chuveiro.
O oléo de limpeza aparece como solução para esses casos. Você já conhecia? Se não, leia a matéria a baixo para saber mais sobre esse produto que pode te ajudar a tratar sua pele diariamente da melhor maneira!
Sabonetes líquidos só fazem a limpeza da pele
A grande diferença entre os óleos de limpeza e os sabonetes líquidos são as funções de cada um. Enquanto os sabonetes líquidos têm apenas a função de garantir a limpeza da pele, por conter agentes detergentes que realizam a retirada das partículas de gordura e demais impurezas que se acumulam sobre o corpo, os óleos de limpeza vão um pouco mais além, executando também a limpeza, mas com o adicional de proporcionar hidratação à pele, simultaneamente. Desta forma, eles são indicados a homens que têm a pele sensível ou muito ressecada, já que oferecem uma limpeza mais gentil e que ajuda a reter a água na pele em um só passo, ideal para quem tem uma rotina sem muito tempo livre.
Se você ficou desconfiado sobre o uso dos óleos, se perguntando se eles realmente são eficazes ao limpar a pele durante o banho, pode ficar tranquilo. Por contar com a presença de substâncias conhecidas como surfactantes e emulsificantes, os óleos são capazes de atuar como lipofílicos, ou seja, eles conseguem dissolver a gordura e os óleos existentes em nosso corpo, bastando entrar em contato com a água para formar uma espuma e assim realizar a limpeza adequada.
Ainda, por conter diversos tipos de óleos e talvez glicerina em sua composição, eles conseguem deixar um resíduo de hidratação na pele, que a torna suave e macia ao toque. Mas vale prestar atenção com algumas questões: para evitar alergias, é interessante que você busque óleos de limpeza que contenham óleos vegetais naturais. Confira também o rótulo dos produtos, pois se estiver apenas escrito "óleo de banho", é provável que o produto seja apenas um óleo hidratante para ser utilizado durante ou após o banho, o que pode ser especialmente incômodo se sua pele for oleosa, já que isso poderia piorar o quadro.
Outra dúvida que pode surgir após o uso de um óleo de limpeza é se você precisa fazer a hidratação da pele após o banho, e a resposta é não. Como citamos acima, estes produtos são capazes de limpar e hidratar a pele, então, se sua pele é equilibrada, sem sofrer com ressecamentos ou sensibilidade, você pode garantir sua hidratação pós-banho apenas com o uso desses óleos. Já se você sofre com uma pele extremamente ressecada, só faça uso de um hidratante após o óleo de limpeza se sentir necessidade, no caso da pele ainda ficar repuxando após o banho. Consulte um dermatologista para tirar maiores dúvidas e receber as melhores orientações.