O cabelo é capaz de modificar e definir o estilo de um homem. Apesar dos variados cortes terem suas diferenças, há um elemento em comum a vários estilos, que são as riscas e listras feitas tanto no cabelo, quanto na sobrancelha. Se você quer apostar nesse detalhe moderno e ousado, mas não se sente ainda seguro sobre como fazê-las, confira melhor sobre o assunto na matéria abaixo, que conta com as dicas do barbeiro Jay Alexandre, da Beard and Co.!
Um dos requisitos para executar as listras ou riscas, seja no cabelo ou na sobrancelha, parte da quantidade e do volume de cabelo que você tem. Ou seja, se você deseja fazer uma linha reta ou curva em uma dessas áreas, é interessante que o barbeiro analise a estrutura do seu cabelo, para definir como será a espessura da risca a ser feita. "Não há uma regra específica, mas há de se considerar a quantidade de cabelo, pois havendo muito volume e comprimento, a listra/risca pode ficar mais evidente, mais grossa", afirma Alexandre. Se mesmo tendo escolhido o formato da sua risca ou listra você ainda se sente inseguro em adotar esse visual, por considerar que elas só combinam com pessoas jovens, está errado. Hoje, as riscas feitas no cabelo e sobrancelhas podem ser utilizadas por todos. "No passado, as listras eram feitas para uma identificação de patentes entre oficiais alemães. Com o tempo, a releitura da moda trouxe uma linguagem cool a esse estilo, principalmente após a década de 1990", avalia Jay.
Se você está se questionando sobre como as listras devem ser feitas, no caso do cabelo, é necessário que a área que vai receber a listra esteja raspada, para que o barbeiro possa executar a risca com precisão, com uma navalha. Também é possível utilizar máquinas de acabamento, caso o couro cabeludo em questão seja muito sensível. "A melhor maneira é diminuindo o máximo de atrito possível no couro cabeludo, ao fazer a risca. Só mãos experientes, hábeis e treinadas fazem em freehand, mas ainda existe um certo exagero nos vídeos de divulgação dessa construção. Basicamente, o ideal é usar a tesoura para linear, umectar bastante a região com gel ou creme e após isso, usar a navalha, que é mais indicada para uma performance exata", recomenda o profissional.
Caso esteja em dúvida sobre quando fazer a manutenção de alguma risca que tenha feito no cabelo ou na sobrancelha, você pode se guiar pela velocidade de crescimento dos seus fios. Assim, é possível frequentar a barbearia a cada semana para refazer as riscas, por exemplo. "O metabolismo humano estimula a cada três dias, em média, o crescimento dos fios, e é possível que já neste tempo seja necessário o ajuste. Como profissional, já convivi com clientes que voltam duas vezes em uma semana para realizar estes ajustes. Por outro lado, se o cliente quiser fazer o nivelamento dos fios raspados, é necessário esperar o cabelo crescer", completa o profissional.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook
Gillette Fusion Power
COMPRARGillette Fusion Power - 4...
COMPRAREspuma de Barbear Gillette...
COMPRAR