A sua rotina provavelmente é corrida e, por isso, é compreensível que você não possa investir muito tempo para cuidar da pele. Mesmo assim, você é um homem que se importa em ter uma boa aparência e investe em uma rotina básica de cuidados, que inclui a limpeza, hidratação e proteção da pele. No entanto, mesmo fazendo tudo isso diariamente, com os produtos adequados ao seu tipo de pele, você vem notando a formação de cravos na zona T do rosto, que abrange testa, nariz e queixo. Se você está a fim de remover esses cravos, sem correr o risco de formar cicatrizes, continue lendo a matéria abaixo!
Se você realmente se preocupa com a sua rotina de cuidados, é provável que você, além de limpar, hidratar e proteger a pele, também faça esfoliações constantes nela, a fim de remover as células mortas que vão se acumulando com o passar dos dias. Embora essa esfoliação física seja eficaz, já que você está removendo os detritos superficiais da pele, o produto pode não penetrar a fundo nos poros, portanto, os cravos mais profundos podem se manter na pele. Assim, o ideal é que você substitua o esfoliante físico pelo químico. Para isso, busque por produtos que sejam à base de ácido salicílico. Essa substância é capaz de dissolver a gordura e oleosidade dentro dos poros, auxiliando na remoção dos cravos.
Outro método prático para remover os cravos sem muito esforço está na utilização das máscaras pretas. Famosas por aderir facilmente à pele, elas grudam nos cravos e, após alguns minutos esperando-as secar, você deve puxá-las com cuidado. Nesse momento, é possível notar quantos cravos realmente estavam incrustados na pele. Para que esse processo dê certo, você não pode estar com a pele de qualquer jeito. Primeiro é necessário tomar um banho morno ou colocar uma toalha morna sobre o rosto, de modo a abrir os poros. Depois, você deve esfoliar a pele para facilitar a remoção dos cravos. Aplique o esfoliante, enxágue a pele e deixe-a totalmente seca. Esse é o momento em que você deve aplicar a máscara preta sobre o rosto.
Um dos maiores motivos que causa o surgimento dos cravos na pele é o excesso de oleosidade. Seja por conta de uma má alimentação, genética ou por algum desequilíbrio hormonal, é possível que você esteja com esse problema, que também provoca o entupimento dos poros com cravos. Mas há um produto eficaz para remover a oleosidade, ao mesmo tempo que trata da pele, servindo para clarear manchas, acalmar e desintoxicar a pele, que é a argila. Podendo ser encontrada em diferentes versões, como a preta, verde e a vermelha, a argila possui diversas propriedades benéficas à pele. O ideal é fazer essas máscaras de duas a três vezes na semana, evitando a utilização diária para não remover demais os óleos da pele, o que pode causar o efeito rebote. Caso você não tenha tempo para investir nessa rotina bem exigente, tudo bem, o importante é tentar, com alguma frequência, realizar esse processo. Sua pele vai agradecer!