O verão é tempo de temperaturas elevadas e pancadas de chuvas ocasionais, em função da evaporação da água, que acabam deixando uma marca desagradável no rosto do homem brasileiro: a oleosidade. O problema é caracterizado pelo excesso de brilho no rosto. Mas não é só isto. A oleosidade também levanta um questionamento para os homens na hora de se barbear. Eles devem preferir, nesta época, a espuma ou o gel para fazer a barba?
De acordo com a pós-graduada em dermatologia e medicina estética Juliana von Borell, a pele oleosa está associada a uma maior produção de suor no corpo. "A oleosidade aumenta por causa do calor que estimula o aumento na produção de suor e sebo pelas glândulas sudoríparas e sebáceas", explica a profissional. Ainda segundo Juliana, o gel de barbear seria a melhor alternativa para raspar os pelos da barba durante o verão: "O ideal é usar sempre produtos a base de gel para evitar a obstrução dos poros. Portanto, para barbear no verão, deve-se usar gel mesmo".
A hidratação é a palavra de ordem para controlar o excesso de óleo no rosto. O verão deixa a pele seca e o organismo humano entende como se fosse necessário aumentar a produção de sebo. O controle do brilho excessivo no rosto então deve ser feito com hidratantes oil-free, facilitando posteriormente a remoção dos pelos da barba.