Os chapéus são acessórios de estilo que foram deixados de lado no meio do século passado, mas estão voltando com tudo agora. Muito presentes em visuais formais e casuais, você encontra eles em diferentes materiais, formatos e com certeza tem um perfeito para a sua ocasião. Inclusive é possível ressignificar alguns modelos e usá-los em situações diferentes para as quais eles foram pensados originalmente. Para que você não erre na hora de combinar eles com as roupas e o momento, a equipe #Preparado montou uma lista com os tipos e dicas de looks.
Esse é um dos modelos mais clássicos. Geralmente feito de feltro, ele é um símbolo da era dourada do cinema clássico e já foi usado por ícones do estilo como Clark Gable e Humphrey Bogart. Atualmente, sua versão com abas mais largas pode ser encontrado como peça essencial no visual de frequentadores de festivais de música alternativa. Nesses casos, escolha modelos escuros e combine com calças claras e camisetas mais compridas. Para eventos como casamentos ao ar livre, opte por blazers claros e chapéus no mesmo tom.
Ele pode ser usado apenas em ocasiões descontraídas. Perfeitos para passeios no parque em dias de sol, ele possui uma aba apenas na frente para proteger o rosto da luz. Você pode combiná-lo com calças jeans, tênis e camisas. Mas se quiser um visual mais arrumado, pode combinar o boné com um blazer aberto, uma camiseta branca por baixo e calçar uma alpargata.
Famoso após ser usado por Walter White em Breaking Bad, ele é ideal para dias mais frios. Feito de feltro, ele possui o topo mais reto, abas curtas e redondas. Ele é encontrado em tons mais escuros e pode ser combinado com blazers e calças de alfaiataria em tons mais sóbrios. Se quiser ousar um pouco mais, pode tentar roupas mais ajustadas ao corpo e com cores mais chamativas.
Criado no século XVII, ele já foi usado por John Kennedy e pelo jornalista Gay Talese. Geralmente feito de palha ou tecidos mais leves, ele é perfeito para os dias mais quentes. Combine esse chapéu com ternos escuros, calças claras, esapatos confortáveis. Por ter um visual muito marcante, é preciso ter cuidado para não acabar muito caricato ou parecer um personagem transportado de outra época quando usá-lo. Por isso, lembre-se sempre de dar um toque de modernidade. Para não ficar muito "lavado", evite roupas brancas.
Depois de saber um pouco sobre todos, agora vamos te ajudar a escolher de acordo os modelos perfeitos para você. Cada tipo possui característica que complementa melhor o rosto. Se a sua face é mais arredondada - com testa e queixo semelhantes, e bochechas volumosas - os modelos com topo mais alto, como fedora e o porky pie, ajudam a dar uma alongada. Rostos quadrados pedem acessórios que ajudem a suavizar as linhas com topos arredondados e laterais curtas. Os bonés com abas arredondadas e os panamás podem ser uma boa pedida.