Uma maneira rápida, barata e prática de remover os pelos é com a lâmina de barbear. A prática, que além de tudo é indolor e muito eficiente, apesar de deixar a sua pele lisinha, exige alguns cuidados especiais, uma vez que retira a camada superficial da pele.
Por isso, se não for feita da maneira correta, a raspagem pode causar transtornos como pelos encravados, irritação, vermelhidão, cortes e traumas. Para te ajudar evitar qualquer um desses problemas, o #PreparadosPraValer preparou uma lista com os 6 erros mais comuns cometidos na hora de raspar a perna. Confira e deixe sua pele bem do jeito que você quer!
Na ânsia de se livrar dos pelos, muitos homens iniciam o uso da lâmina logo que entraram no chuveiro. O ideal é esperar cerca de 10 minutos e fazer a raspagem no final do banho. Este tempo é suficiente para abrir os folículos e, além disso, a pele estará mais hidratada e deslizará melhor o aparelho. Esperar demais também não é legal: neste caso, a pele pode enrugar e inchar, tornando mais difícil o corte dos pelos.
Você nunca deve raspar as pernas "a seco". É imprescindível a aplicação da espuma ou gel de barbear para garantir que a lâmina deslize facilmente sobre a pele. Dessa forma, você evita cortes e traumas. Não utilize sabonete, uma vez que este não cria lubrificação e muitas vezes resseca a pele, dificultando a raspagem.
Evite usar os aparelhos com apenas uma lâmina de corte. Em vez disso, invista em aparelhos melhores e com mais lâminas. Existem alguns especializados na raspagem corporal, como o Gillette Body, por exemplo. Eles são mais eficientes, pois permitem que você deslize mais facilmente por áreas tortuosas, como joelhos e tornozelos. Vale a pena o investimento!
As lâminas podem ser reutilizadas entre 5 e 10 vezes. Depois disso, ficam velhas, ineficazes e até prejudiciais. Elas são mais propensas a causar inchaços e vermelhidão, além de conter bactérias que podem causar infecções. Prefira lâminas novas.
Evite escanhoar o pelo. O que é isso? Escanhoar é raspar no sentido contrário ao pelo, o que pode ferir a pele. Utilizar uma lâmina de alto desempenho no sentido correto de crescimento dos pelos deve ser o suficiente para deixar sua perna lisinha. Entretanto, se você já fez isso e não ficou satisfeito, você pode raspar na direção contrária, mas só na segunda passagem. Se sua pele é sensível, nunca raspe no sentido oposto.
O surgimento de pelos encravados é comum, mas eles, se não forem tratados, podem se transformar em cicatrizes e problemas maiores. Para evitar inchaços e vermelhidão, procure usar um esfoliante corporal cerca de duas vezes por semana no local depilado. Para tratá-los, você pode usar compressas quentes sobre a área afetada – o calor ajudará a relaxar o local. Após a raspagem, banhe as pernas com água fria para fechar os poros e evitar infecções.
por João Vítor Castanheira