O estilo "lenhador" se inspira na imagem clássica desses profissionais, especialmente americanos e canadenses, cujos traços marcantes da aparência são representados pela barba comprida e volumosa, pelo uso de camisas xadrez, calças jeans gastas e coturnos ou botas. A versão moderna, que está em alta, combina alguns desses elementos com acessórios mais estilosos, como relógios e óculos de grau ou de sol. O mais importante, no entanto, é ostentar uma bela barba.
A barba estilo "lenhador" é capaz de modificar o visual de forma impactante. O acréscimo de volume causa a impressão de alargamento do maxilar, garantindo um aspecto mais viril ao usuário. Para garantir que os fios cresçam de forma saudável, invista em produtos como shampoos e balms para a barba, que garantem a limpeza e hidratação da pele e dos fios, ajudando a alinhá-los conforme crescem.
O efeito de volume garante, ainda, um efeito de alongamento e estreitamento do rosto, devido à quantidade de pelos na mandíbula e no queixo. Ainda, imperfeições da pele como cicatrizes, falhas por ausência dos fios e assimetrias são ligeiramente disfarçadas e cobertas caso seja adotado o estilo "lenhador".
No entanto, vale ressaltar uma particularidade: não adianta apenas deixar a barba crescer ao natural, sem cuidados. Assim como um rio possui suas curvas, é necessário moldar o formato de sua barba! O estilo lenhador caracteriza-se justamente pelo efeito de esticar o rosto, logo, os fios laterais, que se encontram nas partes do rosto como bochechas e próximos às costeletas, devem ter seu tamanho diminuído. Para isso, use tesouras ou máquinas de aparar os pelos, sempre aparando menos os fios do queixo e mandíbula, a fim de preservar o volume nestas regiões.