A gravata, muitas vezes, tem sua importância menosprezada e acaba não recebendo tanta atenção no dia a dia ou na preparação para um evento. No entanto, ela é um acessório bastante versátil, com diferentes tipos e estampas, e serve não apenas para destacar uma roupa formal em um casamento ou uma festa, mas também para dar um ar mais jovial e divertido ao clássico visual de trabalho composto por terno e gravata.
Quem precisa usar gravata com certa frequência pode apostar em modelos sem estampa e que servem para qualquer ocasião. As cores vinho, azul e verde-escuro são ideais para ambientes mais formais. Já em empresas com ambiente de trabalho mais descontraído, é possível investir em tons pastéis. Outros diferenciais nas gravatas lisas são a textura e a presença ou ausência de brilho nos tecidos.
Já as gravatas listradas se destacam pela variedade e versatilidade, podendo ser utilizadas tanto em eventos profissionais quanto em outras ocasiões sociais que pedem uma roupa mais formal. Um tipo bem conhecido de gravata listrada é a regimental ou militar, com listras na diagonal que descem do lado direito para o esquerdo.
Estampas xadrez em gravatas ajudam a tornar o visual mais descontraído e ainda chamam atenção de uma forma positiva. Se não quiser arriscar tanto, escolha cores mais neutras e discretas, como azul, cinza e marrom. Semelhante ao xadrez, o tartã é uma estampa geométrica originada na Escócia e cai bem em eventos mais informais.
A escolha de gravatas com estampas mais chamativas deve ser feita com muita cautela. As florais, por exemplo, deixam o visual mais leve e casual, mas podem roubar toda a atenção do terno. Enquanto as gravatas de bolinha são mais discretas e, por isso, versáteis, aquelas com estampas ilustradas devem ser usadas apenas em ocasiões bem informais, como festas de amigos próximos ou eventos de família.