Um dos primeiros passos para você que quer entender como aderir corretamente às estampas geométricas é entender o que elas transmitem no seu visual. Elas costumam compor desenhos bem abstratos e subjetivos, por mais que contenham um design de linhas retas. Ou seja: a informação visual de uma estampa geométrica em uma peça é única, fator que pode gerar confusão na cabeça masculina na hora de vestir uma peça dessas. Por isso, a consultora de estilo Fabiana Morato explica: "As estampas geométricas, em geral, são mais modernas e atuais. Um visual com muitas peças com estampas geométricas pode se tornar criativo, ousado e impactante. Para chegar nesse resultado, também vai depender das linhas, formas e cores presentes nessa estampa. Por exemplo, um contraste maior entre cores (ex.: preto e branco, cor clara com vibrante, etc.) é mais forte e impactante. Já um contraste menor é mais sutil e discreto. Linhas curvas são mais suaves e casuais; as retas são mais rápidas e fortes; e as inclinadas são dinâmicas e leves", revela.
Visto que, por si só, camisas com estampas geométricas são chamativas, é bem normal que você fique em dúvida de como montar um look maduro ao compor o visual com uma peça dessas. Tudo por conta do risco de seu estilo ficar poluído, cheio de informação e com peças que não criam uma conversa entre si, já que a estampa geométrica centra os olhares para ela, normalmente. Mas, calma: isso tem jeito e é bem simples de resolver. Morato dá algumas soluções viáveis, entre elas, a de que você pode repetir um tom presente na estampa em outra peça do seu visual. "Uma orientação que vale pra todas as estampas, inclusive para as geométricas, é repetir um dos tons da estampa nas peças lisas. Não precisa ser o tom exato, pode ser próximo daquela família de cor. Se a estampa é em tons neutros, como em escala de cinza, pode usar diferentes cores nas peças lisas, desde roupas a acessórios. Se a estampa é multicolorida, além de repetir com um dos tons, você pode optar por usar um tom neutro, como cinzas, marinhos, beges, etc. Lembre-se de que quanto mais cores e elementos no visual (estampas, cores, acessórios, detalhes, texturas) seu visual corre o risco de ficar mais poluído", alerta a consultora.
Caso você já esteja íntimo das estampas geométricas e também a fim de ir além, uma das possibilidades é compor looks que combinem mais de uma peça com estampa geométrica. Só que, como você já deve imaginar, é necessário seguir alguns critérios para fazer isso com estilo e harmonia, do contrário seu visual pode parecer "sem proposta", visualmente falando. Por isso, Fabiana orienta o seguinte: "Para um visual mais harmônico, você deve eleger o elemento de destaque e seguir uma hierarquia. Ou seja, se você deseja que a estampa seja o ponto de atenção, os outros elementos não podem ser mais chamativos que ela. Um exemplo é quando você respeita a hierarquia e repete pelo menos uma cor, ou duas quando as estampas forem multicoloridas". A profissional ainda sugere mais detalhes, assim você evita quaisquer erros na hora de combinar. "Para respeitar a hierarquia, você pode pensar em uma estampa maior e mais espaçada e outra menor e com elementos mais próximos, assim uma vai chamar a atenção antes da outra. Ainda, a própria padronagem geométrica em alguns tecidos já funciona como uma estampa mais sutil e discreta e não vai chamar mais a atenção do que uma estampa geométrica maior", recomenda.
Fabiana Morato é Consultora de Imagem e atua em Santa Catarina e online há 9 anos e orienta homens que desejam aperfeiçoar sua imagem pessoal e/ou profissional sobre como se vestir de acordo com as ocasiões. | Site | Instagram