Espinhas podem aparecer em diversas parte do corpo, inclusive no nosso couro cabeludo. Quando surgem nessa região também costumam causar incômodo e até mesmo dores, principalmente na hora de pentear o cabelo. Muitas pessoas acham que isso é algo anormal, mas na verdade é muito comum. Elas não são sintomas de nada mais grave e existem algumas maneiras de amenizar o problema e até mesmo preveni-lo. Confira!
Elas surgem devido o entupimento dos poros presentes no couro cabeludo. Isso pode ser causado pelo acúmulo de sebo, excesso de produtos de cabelo e até células mortas que acabam ficando presas nos poros. Esse problema costuma ser mais frequente em homens com o couro cabeludo oleoso e também pessoas que transpiram muito nessa parte, porque o suor acaba contribuindo para sobrecarregar os poros.
O primeiro passo deve ser a higienização correta dos fios, porque isso previne o entupimento dos folículos. Procure lavar o cabelo frequentemente com shampoo antirresíduo para tirar qualquer resquício de produtos que estejam obstruindo os poros. Para algumas pessoas, a pouca frequência lavagem dos fios pode causar esse problema e em outros casos, a limpeza em excesso, porque pode aumentar a oleosidade, por isso você deve conversar com um dermatologista para descobrir qual é a melhor rotina. Além disso, evite usar chapéus, bonés e capacetes muito apertados. Outra dica é manter uma alimentação saudável e rica em produtos com vitamina A, D e E, porque ajudam prevenir essas inflamações. Uma alternativa para pessoas que costumam sofrer com esse problema frequentemente é adotar os shampoos esfoliantes na sua rotina. Eles ajudam a controlar a oleosidade dos fios e auxiliam na renovação celular, que ajuda a aumentar a chegada de nutrientes e oxigênio no bulbo capilar.
Elas costumam ser tratadas de forma semelhante à acne de outras partes do corpo e têm a mesma regra de nunca espremer-las, para evitar que bactérias entrem em contato com a lesão. A primeira coisa a ser feita deve ser procurar um médico dermatologista para entender o que realmente está levando o surgimento desse problema. Mas a maioria dos tratamentos é feito com shampoo e condicionador específicos para o tratamento de espinhas no couro cabelo, apenas quando esse método não funciona que são receitados remédios. Se quiser recorrer a alternativas naturais para aliviar o incômodo pode usar a camomila: basta fazer um chá da folha e passar um pouco do líquido frio em seu couro cabeludo para amenizar a inflamação. Essa erva tem ação cicatrizante e antibactericida.
Por: José Thomé