A resposta é clara: a esfoliação da pele remove células mortas, deixa um aspecto mais brilhante e ainda melhora a absorção de outros produtos de skincare, além de reduzir a chance de outros problemas. "Com os poros desobstruídos e livres de sujeira, você reduz a chance de inflamações na pele, que fica menos propensa a ter cravos e espinhas", diz a dra. Katleen Conceição.
Mas, afinal, ter barba afeta os cuidados que você deve ter com a pele? Com certeza! Por exemplo, esfoliar a pele e a barba pode, além dos benefícios citados acima, evitar os temidos pelos encravados, que podem levar à foliculite - inflamação que provoca manchas e irritações. Para a dermatologista, a esfoliação é uma ótima opção para preparar a pele para receber a lâmina de barbear.
"Além de remover as células mortas e deixar o caminho livre para os pelos crescerem no seu rosto sem encravar, o esfoliante também serve como uma ótima preparação antes de se barbear. Ao tirar essas impurezas da superfície da pele, a lâmina poderá deslizar muito melhor e com menos chance de irritação", conta a profissional.
Antes de realizar a esfoliação da pele e da barba, é importante fazer a limpeza do rosto com um sabonete compatível com o seu tipo de pele para tirar as sujeiras mais superficiais. Após, com o rosto ainda úmido, aplique o esfoliante - específico para a região facial - e massageie com a ponta dos dedos ou uma escova própria, em movimentos suaves e circulares. Katleen diz que esse processo pode ser feito durante o banho ou antes de raspar ou depilar o local. Além disso, a profissional recomenda esfoliantes que contenham ácido salicílico ou glicólico, pois auxiliam na melhora das manchas provocadas pela foliculite. Mas ela considera importante se consultar com um dermatologista antes para entender o que é melhor para o seu tipo de pele e com que frequência ela pode ser esfoliada. Uma pele sensível, por exemplo, precisa de um produto específicoe deve passar pelo processo menos vezes do que uma pele oleosa.
O processo de esfoliação pode ser realizado de uma a duas vezes na semana. Após, enxágue o rosto e faça a barba normalmente. Lembre-se de hidratar a sua pele para não ocorrer ressecamento da cútis.
Katleen da Cruz Conceição é dermatologista especializada em pele negra e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ela atua na Santa Casa da Misericórdia, no Centro, e atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, ambas localizadas no Rio de Janeiro. | Instagram
Por Allan Rabelo