Os esfoliantes químicos podem ajudar bastante na sua rotina de grooming. Eles removem células mortas, oleosidade, bactérias e sujeiras do rosto com muito mais praticidade, conquistando uma esfoliação muito mais consistente do que as realizadas com dermocosméticos físicos. Esses produtos funcionam a base de ácidos, o que pode causar um pouco de receio. Mas pode ficar tranquilo que, ao serem usados de maneira correta, não causam dano algum, apenas benefícios. Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre os esfoliantes químicos, continue lendo que vamos ter ajudar a entender como eles agem, as suas vantagens e desvantagens.
Os esfoliantes químicos agem através da combinação de ácidos que ajudam a descamação da pele do rosto. Eles conseguem remover as células mortas, sem comprometer a camada protetora da pele, proporcionando uma textura mais saudável, macia e também evitando o excesso de oleosidade. Um dos grandes diferenciais deste produto é que ele consegue fazer uma higienização mais profunda e conquistar uma aparência mais uniforme. Diferente do que muitos imaginam, a esfoliação com esses produtos pode ser feitas em qualquer época do ano e em todos os tipos de pele. Por serem muito intensos, o uso deve feito apenas por recomendação médica, para que não tenha nenhum dano à pele. A frequência indicada depende do porquê você estar usando o produto, podendo variar de uma vez por semana ou uma vez por mês. É importante que a pele esteja sempre limpa e hidratada antes de usar esses produtos para evitar irritações, vermelhidão e coceira no rosto. Também estabeleça alguns cuidados depois de aplicá-los, como uso de filtro solares e a utilização de produtos hidratantes.
Alguns esfoliantes possuem alfa hidroxiácidos, mais conhecidos como AHAs, substância natural que pode ser encontrada em certos alimentos. Eles são os mais indicados para homens com pele ressecada, com acne e sinais de envelhecimento precoce. Esses esfoliantes estimulam a renovação das células da região, hidratam e eliminam as manchas indesejadas do sol. Também podem ser usados para tratar rugas, pigmentação irregular da pele e cicatrizes de acne. Uma das suas desvantagens é que costumam causar irritação e coceira em homens com a pele mais sensível.
Para aqueles que sofrem com poros dilatados os ideias são os beta hidroxiácidos, mais conhecidos como BHA. Eles são solúveis em óleos e possuem um maior grau de penetração e higienização dos poros, assim combatendo o excesso de sebo. Além disso, têm ação antibacteriana e antiinflamatória.
Por: José Thomé