Existem diversos produtos que você pode comprar em farmácias ou lojas de cosméticos que irão ajudar a cuidar da sua pele. Porém, se você quer dar uma economizada, também é possível fazer o seu em casa. Uma receita fácil é o de mel e açúcar, que remove as células mortas e hidrata ao mesmo tempo. Basta misturar uma colher de sopa de cada ingrediente e aplicar na pele. Faça movimentos circulares e lave o local com água e sabão após cinco minutos. Se for utilizar no rosto, evite a região dos olhos. Outra opção é o de bicarbonato de sódio. Basta misturar uma colher do pó com pouco de hidratante corporal e água. Ele é ótimo para remover manchas da pele, inclusive as deixadas por espinhas.
Apesar de ser um ótimo processo de renovação da sua pele, você não deve fazê-la sempre. Isso porque é um processo que causa muita abrasão no local e pode acabar fazendo com que a área fique irritada. Além disso, alguns tipos são mais frágeis e podem acabar sendo danificadas se esfoliadas com mais frequência que o necessário. Para as peles sensíveis, o ideal é que você faça esse processo uma vez a cada quinze dias de maneira mais leve. Assim, ela consegue se recuperar durante esse intervalo. O período já cai pela metade para quem possui pele normal, podendo ser feito uma vez por semana. Isso também é válido para os de pele seca, porém esses devem aplicar um hidratante depois de terminado o processo para ajudar na recuperação da área. Apenas quem possui o rosto muito oleoso pode esfoliar mais de vez na semana.
Agora que você terminou a limpeza mais profunda, é preciso dar prosseguimento ao cuidado com a pele. Assim que você tirou o esfoliante, tente secar a pele com uma toalha mais macia e sem esfregar muito. O atrito do tecido com a área pode causar um pouco de irritação, já que ela pode estar sensibilizada. Depois disso, procure aplicar um hidratante para o rosto. É importante seguir as dicas de acordo com o seu tipo de pele. As normais podem ser mais aquosos e podem ter as vitaminas A, C e E. Para as oleosas, procure em um produto em gel. A secas precisam de um creme mais concentrado e com as mesmas vitaminas que os usados para os normais. Depois que o hidratante estiver completamente absorvido, aplique um protetor solar. A mesma regra para a escolha dos hidratantes é válida aqui.