Após ter lavado o cabelo, você fica em frente ao espelho e repara que seu couro cabeludo parece estar descamando, com uma espécie de substância branca que não solta facilmente dele. Você não faz ideia do que se trata, justamente por acreditar que o shampoo deveria ter limpado a região. É nesse momento que você deve investir em uma esfoliação no couro cabeludo, que é fácil de fazer e útil em muitos casos. Se esse é o seu caso e você quer uma solução para esse problema, continue lendo a matéria abaixo!
O principal objetivo de fazer uma esfoliação no couro cabeludo é o de remover os resíduos que se acumulam sobre ele. O que ocorre é que, com o passar do tempo, você pode utilizar gel, pomada, condicionador, máscaras e outros produtos na rotina, que não são removidos totalmente com o uso de shampoos simples. Apesar de não serem muito visíveis, em pequenas quantidades, os resíduos destes produtos podem se acumular sobre a pele, causando coceira e piorando quadros de caspa e/ou de oleosidade. Através da utilização de shampoos esfoliantes específicos, é possível esfoliar corretamente o couro cabeludo, desde que essa esfoliação seja feita uma vez na semana para evitar o efeito rebote. Para saber qual produto específico atende sua necessidade, o indicado é buscar uma consulta dermatológica.
Se você sofre de caspa, saiba desde já que o uso constante de shampoos esfoliantes pode melhorar seu quadro. Isso porque, mesmo que você esteja utilizando shampoos antifúngicos para matar os fungos que causam a caspa, é possível que o excesso de pele morta do couro cabeludo não seja removido com o uso de shampoos comuns. Por isso a necessidade de um shampoo esfoliante, já que ele contém micropartículas que penetram na pele, provocando uma esfoliação mecânica, removendo as células mortas presas no couro cabeludo. Assim, a região consegue respirar e se regenerar, evitando a piora da caspa.
O acúmulo de pele morta e resíduos de produtos para estilizar são tópicos comuns em cabelos crespos e trançados. Se você tem o cabelo crespo, é possível que utilize mais de um produto para finalizar os cachos, tanto diariamente quanto ao longo de sua rotina, o que pode envolver o uso de condicionadores, máscaras e afins. Já se o seu cabelo é trançado, é possível que você tenha dificuldade de higienizar corretamente todas as áreas do couro nos primeiros dias em que trançou os fios, o que provoca o surgimento de uma massa branca no couro, que pode ser apenas a mistura de pele morta e resíduos de produtos, que não foram enxaguados totalmente. Para ambos os casos, é necessário esfoliar o couro uma vez na semana com um shampoo específico.