Tratando-se de um visual muito popular no Brasil, esse estilo possui diversas características próprias. Em busca de uma explicação mais técnica e profissional, entrevistamos o barbeiro e professor na área, Diego Jordan, que diz: "O corte asa delta é lembrado pelo fato de que na parte da nuca ele gera um efeito muito semelhante da letra V, sendo finalizado com um degradê". É um estilo de corte que pode ser mesclado com outros mais atuais, podendo ser reinventando ao seu gosto.
Antes de adotar qualquer corte é necessário ter uma conversa com o seu barbeiro para que ele avalie se a sua ideia é viável e ficará bem em você. O perfil do rosto é um fator muito analisado pelos cabeleireiros e o asa delta se encaixa bem em qualquer tipo de feição masculina. "Esse visual não sofre interferência em relação ao formato do rosto do cliente, pois todos combinam", informa Diego. "A atenção fica por conta de ser um estilo usado com muita frequência por homens de cabelo liso".
Mesmo que possa remeter ao passado como um corte destinado aos mais jovens, o asa delta funciona também para quem é maior de idade. "Ele pode ser utilizado por homens adultos, sem problema algum. Mesmo que seja um estilo feito em maior escala para o público adolescente, as barbearias trouxeram uma renovação para o asa delta e isso faz com que o cliente que possa se aproveitar do corte buscando o efeito de uma aparência mais jovem", é o que informa o profissional em relação aos benefícios obtidos para quem utiliza esse estilo.
Todo cabelo para manter o seu efeito exige um comprometimento com a barbearia. Retornar quando o corte já não funciona mais é essencial para quem busca manter um visual estiloso. "A manutenção recomendada para o asa delta é a cada 15 dias, mas isso varia dependendo do tempo que leva para crescer os fios de cabelo do cliente", informa o barbeiro. Alguns produtos destinados à finalização do corte podem melhorar o resultado e acabam sendo uma boa alternativa para quem busca aprimorar o corte. "Após lavar e usar o secador de cabelo, o cliente pode espalhar pomada em pó para que ele fique com mais textura e volume. Isso ajuda a combater a oleosidade e dá uma sensação mais natural aos fios", eplica Diego.
Diego Jordan é professor de barbearia e barbeiro profissional | Instagram
Por: Yan Rocha