Pele oleosa e barba ressecada são queixas comuns entre os homens que gostam de cuidar da aparência. Geralmente, os problemas são bem distintos, com causas e soluções diferentes. No entanto, em alguns casos, as duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo. Para saber as causas de cada uma e quais as melhores maneiras de evitar esse duplo transtorno, confira o conteúdo abaixo!
A pele oleosa é um problema mais frequente para os homens, já que eles possuem uma maior quantidade de glândulas sebáceas logo abaixo da pele. Ainda, elas produzem duas vezes mais sebo do que as glândulas das mulheres. Além disso, os homens têm também uma maior quantidade de testosterona - aproximadamente, dez vezes a mais que o encontrado no corpo feminino - um hormônio diretamente relacionado à oleosidade da pele.
Já a barba ressecada pode ser causada por falta de limpeza e hidratação, tanto nos fios da barba quanto na pele abaixo dos pelos. Com o acúmulo de células mortas e impurezas nessa região, é possível que os pelos fiquem duros. Em barbas longas e não cuidadas, por exemplo, é comum que os fios sejam ressecados e apresentem pontas duplas.
Uma rotina sem cuidados diários adequados pode piorar os quadros. O uso de produtos errados prejudica a saúde e a estética, tanto da pele quanto da barba. Portanto, evite utilizar na barba os shampoos e demais produtos destinados ao cabelo. Prefira os produtos destinados para pelos faciais, pois a formulação deles limpa e hidrata os fios, sem ressecá-los ou agredir a pele por baixo da barba. O mesmo vale para a higienização e hidratação faciais: sabonetes, esfoliantes e hidratantes corporais são agressivos e/ou ineficazes quando utilizados no rosto.
Os cuidados principais para evitar de uma pele oleosa e de uma barba ressecada começam na limpeza. Para peles oleosas, o recomendado são sabonetes em barra ou esfoliantes diários, por possuírem ingredientes fortes, que limpam profundamente a pele. Após essa etapa, use um hidratante oil-free. Isso garante que a pele produza menos óleos, evitando o efeito rebote, quando o corpo entende que, com a pele muito limpa e seca, é preciso produzir ainda mais óleo para protegê-la.
Para a barba, invista em shampoos específicos para lavar os fios. Quanto à hidratação, balms são recomendados para hidratar os fios, além de torná-los maleáveis, permitindo que sejam estilizados. Também são indicados por hidratarem a pele abaixo da barba, sem entupir os poros.
Gel Mach3 Sensitive
COMPRARGillette MACH3 Sensitive
COMPRAR