Muitos homens se preocupam ao perceber que estão perdendo cabelo por conta da calvície. Não se sabe quando esse fenômeno vai começar; para alguns, aos vinte e tantos anos já começam a surgir falhas na cabeleira. Seja como for, essa tendência costuma se iniciar com a linha do cabelo "escalando" a testa, e criando as famigeradas entradas. Mas não tema! Isso é totalmente normal na fase adulta e pode nem ser um indicativo de calvície mais séria. Mesmo assim, é perfeitamente possível ter uma linha de cabelo recessiva e ainda esbanjar uma aparência bonita e agradável. Tudo não passa de uma questão de confiança para aceitar esta mudança natural e tirar o melhor dela. Pensando nisso, separamos algumas dicas e estilos para te ajudar nessa transição. Vem com a gente!
A calvície dificilmente vai te atingir de maneira muito acentuada de uma vez só. Ou seja, não vão aparecer buracos completamente carecas na sua cabeça da noite para o dia. Os fios lentamente se tornam mais escassos em determinada área, além de crescerem com maior lentidão e de forma limitada. Por esse motivo, pode ser difícil esconder estas falhas em cabelos de comprimento longo, pois determinadas mechas simplesmente não conseguirão alcançar o mesmo volume e tamanho de outras. Em cortes curtos, será mais fácil controlar a simetria e também tirar a atenção das entradas, direcionando-a ao seu rosto, inclusive por ser um estilo mais discreto.
As entradas são menos notadas quando as laterais estão curtinhas. Por isso, um degradê como o do corte caesar se encaixa bem para disfarçá-las. Além disso, neste estilo, que imita o dos antigos imperadores romanos, em especial Júlio César, o topo é penteado para a frente. As franjas tiram atenção das entradas ao cobri-las um pouco e seguir na direção contrária. E há ainda outra propriedade do caesar que ajuda no disfarce da calvície: o estilo um tanto bagunçado e repicado oculta possíveis pontos de falha.
Então, você está em uma fase mais avançada da calvície. As entradas estão bastante acentuadas e vários pontos pela sua cabeça estão ficando descobertos, mas você não se sente preparado para se despedir de seus fios. Existe um estilo perfeito para este quadro. O buzzcut é bem curto, rente ao couro cabeludo e pode até ser feito em casa. Seu comprimento é ínfimo, mas homogêneo, tendo como ponto positivo ser um corte que não mostra falhas no crescimento. Inclusive, é visto como atraente por muita gente e evoca certo ar de masculinidade.
Pode ser intimidador se livrar de seu cabelo, mas em um estágio mais avançado de calvície, torna-se muito difícil disfarçar as falhas. Então, ao invés de tentar evitar a mudança, por que não abraçá-la? Muitos homens ficam elegantes com a cabeça raspada, até mais do que quando tinham uma cabeleira mais volumosa. Além disso, para quem tem pelos faciais fartos e volumosos, um look careca com uma bela barba, volumosa ou mais curta, é atemporal e muito estiloso.
por Daniel Schulze