Fazer a barba com uma pele sensível pode ser um processo muito mais complicado que o comum. Existem diversos fatores que podem sensibilizar a sua pele e fazer com que você sinta mais irritação na região do rosto depois de usar as lâminas, por mais que tenha os cuidados necessários. Mas não precisa e acostumar à vermelhidão nem deixar a barba crescer se não tiver vontade. A equipe #PreparadoPraValer separou algumas dicas que podem melhorar a experiência de se barbear mesmo se você tem pele sensível. Confira!
É importante ter alguns cuidados prévios antes mesmo de aplicar a espuma, gel ou creme de barbear no rosto. Alguns detalhes ajudam a diminuir a sensibilidade e evitar problemas após remover os fios. Uma coisa que você pode fazer antes de começar, é usar um esfoliante bem leve para deixar a superfície do rosto mais lisinha e evitar cortes acidentais. Isso também vai dificultar a aparição de pelos encravados, além de desentupir os poros e limpar mais profundamente o seu rosto. Só tome cuidado para não exagerar e acabar se machucando. Consulte um dermatologista para saber qual a melhor opção de esfoliante para peles sensíveis, ele saberá indicar um produto eficaz, menos agressivo, e com qual frequência ele deve ser usado.
Na hora de se barbear, é preciso diminuir o atrito e a resistência encontrada pelo barbeador o máximo possível. Uma boa maneira de fazer isso é usar água morna para tomar um banho ou lavar o rosto. Isso vai ajudar a abrir os poros do rosto além de amolecer os fios da barba. Assim, as lâminas do seu barbeador conseguirão cortar os pelos com menos passadas, diminuindo o atrito e evitando a irritação e vermelhidão da pele sensível após fazer a barba. Outra coisa que pode facilitar ainda mais é aplicar a espuma, gel ou creme de barbear no rosto com a ajuda de um pincel de barba. Por mais que usar as mãos pareça eficiente, você deve aplicar o produto sob os pelos com a ajuda das cerdas de um pincel. Elas também levantam os fios, permitindo que eles sejam cortados de maneira mais eficiente pela lâmina.
Isso é um pouco óbvio, mas não custa repetir: sempre passe o barbeador respeitando o sentido do crescimento dos fios. Por mais que você tenha a impressão de ficar com um barbear mais rente à pele ao passar a lâmina no sentido oposto ao crescimento dos fios, isso aumenta ainda mais o atrito entre a pele e a lâmina, além de causar maior probabilidade de aparecerem os pelos encravados conforme eles forem crescendo.
Essa dica é nova. Alguns aparelhos de barbear possuem várias lâminas e prometem um resultado mais suave e rente à pele. Por mais que eles sejam eficientes, podem causar mais atrito e aumentar a irritação na pele sensível. Pensando nisso, a Gillete desenvolveu o Gillete SkinGuard Sensitive. Ele possui apenas duas lâminas. Entre elas, há uma faixa de borracha que estica a pele do rosto para que o seu barbear seja mais suave e não agrida sua pele.