Esse primeiro passo é importante para a maior duração das lâminas de barbear e facilitar o processo. Se você está com o cabelo mais comprido, a melhor ideia é aparar os fios com uma máquina de cortar cabelo antes de ir para as lâminas. Dependendo do tamanho dos fios, comece com os pentes mais altos e vá diminuindo até chegar ao pente zero, o mais baixo de todos. Faça o processo em um ambiente iluminado, para enxergar bem todos os passos do processo. Se possível, peça para alguém dar uma olhada na parte de trás da cabeça para ter certeza de que não deixou nenhum local sem aparar. Uma boa dica é lavar o couro cabeludo depois de terminar essa fase para retirar os pedaços de fios cortados e evitar que eles entupam as lâminas de barbear, o que pode causar acidentes e diminuir a durabilidade delas. Se for fazer isso, use água morna para abrir os poros e amolecer os fios, facilitando o processo.
A pior coisa que você pode fazer é raspar a cabeça sem nem um tipo de lubrificante. "Usar um emoliente para lubrificar é a melhor opção para não cortar ou machucar a pele do couro cabeludo", explica o barbeiro Wendel Felício, da barbearia Dovalle. O ideal é que você utilize um creme, espuma ou óleo de barbear na área a ser raspada. Se possível, utilize um pincel de barba para aplicar o produto sob os fios e levantá-los, facilitando ainda mais o corte. Não é preciso passar o produto sobre a cabeça toda de uma vez. Aplique somente sobre as áreas que irá raspar para evitar que ele seque e você tenha que passar novamente. Corra a lâmina respeitando o sentido do crescimento dos fios. Isso pode mudar dependendo da área da cabeça.
Raspar a cabeça sozinho não é algo muito complicado e com um pouco de cuidado e paciência você consegue fazê-lo tranquilamente. Mas é importante fazer o corte por igual, sem deixar fios grandes em nenhum ponto da cabeça, que podem arruinar o seu visual. Enquanto o topo e as laterais são mais fáceis de visualizar, você irá precisar de um segundo espelho para checar se a parte de trás também está bem feita. Utilize um modelo que possa ser segurado com uma mãe para observar se passou a lâmina por toda a nuca e parte de trás da cabeça. Também dê atenção ao acabamento e não deixe de raspar os pelos do pescoço. Para manter o visual lisinho, é importante fazer a manutenção. "O ideal seria de 15 em 15 dias para manter os cabelos aparados", sugere Wendel.
Wendel Felício atende na barbearia Dovalle, em Londrina (PR) | Instagram