Uma das dúvidas levantadas pelos homens relacionadas aos cuidados pessoas durante a quarentena é a necessidade ou não do uso de protetor solar para ficar dentro de casa. Há quem diga que como não estamos mais tão expostos ao sol, podemos deixar esse produto de lado, mas será que as luzes artificiais não são danosas à pele? Para responder essa e outras dúvidas, separamos todas as informações sobre esse assunto. Confira!
Nos ambientes abertos a radiação solar é muito maior e você fica muito mais propenso a sofrer com os problemas dessa exposição ao sol. No entanto, mesmo que em menor escala os raios solares podem chegar em locais fechados, através do vidros e das janelas. Além disso, o uso desse produto pode evitar problemas cutâneos causados pela própria luz emitida pelos computadores, tablets e smartphones. Ou seja, o uso do filtro solar é indispensável até mesmo durante o isolamento social, porque continuamos expostos a radiações danosas à nossa pele, mesmo que em menor proporção. Por isso, aplique-o na sua pele diariamente para garantir a maior proteção e evitar problemas, como envelhecimento precoce, ressecamento e até mesmo manchas indesejadas.
Escolha um filtro solar com FPS 30 ou superior para garantir a proteção da sua pele. Dê preferência aos com textura mais suave, porque são mais fáceis de espalhar no rosto e evitam o aspecto grudento. Preste bastante atenção no rótulo dos produtos para se certificar de que está usando o que melhor atende às necessidades da sua pele. A frequência de reaplicação desse produto vai variar de acordo com a sua rotina e o ambiente em que vai passar o seu dia. Caso fique muito perto de janelas ou em um ambiente semi-aberto, como as varandas, você deve continuar aplicando a cada três horas. Se a situação é de menor exposição, você pode aumentar os intervalos de reaplicação do protetor solar. Já para aqueles que recorrem ao ar livre para fazer os exercícios físicos e acabam ficando mais expostos aos raios solares é recomendado que tome mais cuidado com essa frequência e lembre-se usá-lo em todas as regiões do corpo que fiquem visíveis.
Para não esquecer de aplicar o protetor todos os dias, você pode adotar um ritual diário e incluir esse cuidado nele. Isso vai ajudar a garantir maior eficácia. Lave o seu rosto com sabonete facial e use um tônico para uma higienização mais profunda. Após isso, use produtos antioxidantes porque eles ajudam a diminuir os danos causados pela radiação, como envelhecimento precoce da pele, e também potencializam os efeitos do filtro solar. Dê preferência aos antioxidante com absorção rápida, como os que contêm vitamina C. Depois dessas etapas, você deve aplicar o seu protetor solar na sua pele em movimentos circulares para conseguir espalhar de maneira mais uniforme. Não esqueça de aplicar no pescoço e outras áreas que também podem ficar expostas ao sol. Se optar pelos em spray é fundamental que você preste bastante atenção na aplicação para garantir que o resultado fique uniforme.
Por: José Thomé