Para quem está começando a fase de barbear o rosto, tarefas aparentemente simples como escolher a lâmina adequada e descobrir o sentido correto de raspar os pelos da barba podem levantar algumas dúvidas. Muitos jovens entrando na puberdade não recebem a orientação devida para aprender como funciona o ritual de barbear a pele. Portanto, seguem abaixo todos os passos que você deve executar para fazer a barba de forma eficaz, segura e completa, sem precisar lidar com problemas como cortes no rosto e irritações na pele barbeada.
A primeira coisa a se fazer na hora de dedicar determinado período do seu tempo ao barbear, é optar por fazer a barba durante ou após o banho. Prepare a pele com água quente para abrir os poros – há ressalvas para barbear o pescoço.
As opções mais comuns no mercado são os barbeadores descartáveis de três ou cinco lâminas. E você precisa descobrir qual produto melhor se adequa a sua necessidade. Também é necessário ficar atento porque as lâminas descartáveis devem ser usadas, no máximo, por três vezes.
Antes de executar a primeira passada da lâmina no rosto, preencha a área a ser barbeada com a espuma ou o gel de barbear – de acordo com sua preferência. Assim, você irá facilitar a raspagem dos pelos da barba.
Os pelos da barba precisam ser raspados sempre na direção em que eles crescem. Esticar a pele enquanto desliza a lâmina sobre a pele também ajuda a atingir um barbear mais rente e preciso.
Depois que tiver terminado todo o barbear, lave o rosto com água fria para fechar os poros.
Para finalizar o processo, passe um pós-barba no rosto para evitar o ressecamento e deixar a pele bem tratada. Isso vai ajudar a travar o aparecimento de inflamações ou irritações pouco depois do barbear.