Quando o assunto são pelos faciais, devemos ter em mente que barba e mandíbula devem trabalhar em conjunto, justamente pra dar um contorno bem delineado ao rosto. Por exemplo, se você tem um rosto mais quadrado ou redondo, talvez queira deixar os fios da área do queixo mais longos, criando a sensação de alongamento. Por outro lado, se você tem um formato facial mais retangular ou semelhante a um triângulo invertido, talvez manter os fios todos do mesmo tamanho seja uma boa ideia pra adicionar volume às laterais do rosto. Quer melhorar o seu visual com a barba, mas não sabe como? Nós te mostramos o caminho!
São facilmente identificados -e cobiçados- pelas mandíbulas largas, com ângulos fortes e marcados. O ator Brad Pitt é um exemplo nítido desse tipo de rosto. A barba indicada é uma que destaque sua linha mandibular, mas sem exageros. Você pode optar por um modelo que seja mais arredondado, em detrimento de barbas com ângulos mais retos. Ao utilizar uma barba um pouco mais estreita e toda conectada, você causa o efeito de alongamento do queixo. Se quiser ousar mais, pode raspar as costeletas e deixar o bigode mais fino, como se estivesse "flutuando" sobre os lábios.
São rostos naturalmente mais longos e estreitos que os outros, com maxilar fino e começando acima da altura da boca e queixo quadrado. Uma barba que faça seu rosto parecer mais cheio, principalmente nas laterais, é uma boa pedida. Ainda, pode investir em um bigode mais grosso e com as laterais longas, podendo ser no estilo chevron/ferradura ou handlebar, justamente pra quebrar a verticalidade deste tipo facial. No entanto, se quiser acentuar o formato, vai fundo! A tendência de alongar o visual é moderna e adapta-se a todos, independente do rosto.
O queixo bem pontudo é o que define o rosto triangular. O maxilar é amplo e mais longo que as bochechas. O grande macete é não deixar que a barba fique grande e cheia nesta área, para não destacar ainda mais o maxilar estreito. A dica é deixar a barba o mais quadrada possível, principalmente no queixo, para quebrar o afinamento visual. Deixar o cabelo distanciado das costeletas também permite uma maior definição do estilo, equilibrando as medidas desse tipo de rosto.
Quem tem rosto oval tem uma sorte: A maior parte das barbas combina bem com esse formato, que é bem equilibrado nas proporções, com bochechas que tendem a ser levemente mais largas que o maxilar e um queixo mais arredondado. Se quiser destacar ao máximo os seus traços, aposte em uma barba curta, com as linhas externas e internas (como a da mandíbula e a das bochechas, respectivamente) bem aparadas.
Nos rostos redondos, o maxilar costuma ser largo, assim como as bochechas, e o queixo é pequeno, com ângulos suaves, sem grande destaque para nenhuma parte do rosto. Pra criar a ilusão de estreitamento, deixe a barba crescer nas áreas inferiores da face, como o queixo. Isso causa uma angulação que dá ênfase à região, aparentando um rosto mais pontudo. Cavanhaque são indicados, mas as barbas cheias e completas, com comprimento igual em todos os pelos, criam ainda mais volume ao rosto, deixando-o mais arredondado.