Manter-se estiloso, escolhendo roupas e sapatos que fiquem harmônicos no visual, são alguns dos requisitos para muitos homens que desejam estar em dia com seu estilo. Boa parte deles busca investir em roupas e acessórios de qualidade, buscando também analisar a situação em que se inserem, a fim de apresentar um look formal ou casual. No entanto, alguns se esquecem de certos cuidados, especialmente na rotina de grooming, que acabam prejudicando o visual como um todo. Sendo assim, descubra abaixo os cinco erros de grooming que você ainda pode estar cometendo e saiba como resolvê-los!
O uso de produtos de cabelo parece simples, mas se usados na quantidade errada ou mal aplicados, você ganha uma aparência estranha. A exemplo da cera: aplicá-la no cabelo molhado é um erro, já que o produto não consegue se espalhar pelos fios na presença de umidade. Outro erro é concentrar a aplicação do produto só na parte da frente, fazendo com que a parte de trás do cabelo fique bagunçada e seca. Portanto, se for aplicar uma cera ou pasta, esfregue-a na palma das mãos para aquecê-la e melhorar o poder de absorção pelos fios. Comece a aplicar por trás, seguindo para a frente. Lembre-se de aplicar quando o cabelo estiver quase totalmente seco. Assim, você garante a distribuição uniforme do produto, com eficácia.
Outro erro comum está em não investir em limpezas profundas de pele, pelo menos mensalmente. Esse procedimento faz com que todas as impurezas, células mortas, cravos e demais partículas de sujeira sejam removidos da sua pele, algo que não é obtido com limpezas caseiras. Assim, rapidamente você consegue poros livres e não obstruídos, com uma pele hidratada. E por falar em pele, a falta de uso constante de protetor solar é outro fator que deixa a pele sem viço, visto que a ação do sol deixa a pele seca, envelhecida e sem brilho.
Boa parte dos homens costuma achar que, por ter a pele oleosa, eles não precisam hidratá-la, justamente porque ela já possui um excesso de óleo. Na realidade, hidratar uma pele oleosa reduz significativamente o problema, pois o corpo entende que, com a hidratação sendo feita na pele, não é necessário produzir oleosidade em excesso para hidratá-la. Remover excessivamente o óleo, por outro lado, com sabonete comum, pode causar o temido efeito rebote, que consiste na produção ainda maior de gordura para repor o que foi perdido.
Seja por estar deixando a barba crescer ou por não saber exatamente como desenhar o formato de sua barba, o fato de não remover corretamente os pelos do pescoço deixa o visual com um aspecto sujo e desleixado. Assim, busque aparar a barba de acordo com o crescimento dos fios e, se não se sentir seguro para remover os pelos do pescoço, procure um barbeiro para realizar o trabalho.
Depois de um longo dia de trabalho, muitos homens, ao chegar em casa, não lavam a pele do rosto com sabonete adequado, antes de dormir. Isso contribui para uma pele áspera, com poros entupidos e um excesso de oleosidade. Dessa forma, o melhor a fazer é higienizar a pele neste horário, para evitar que bactérias e afins se proliferem na pele, desencadeando acne e outros problemas.