Quando os fios do cabelo ficam por muito tempo submetidos a uma tensão, por conta de estarem presos, pode ocorrer o que é chamado de "alopecia por tração". Esta é uma consequência do uso exagerado de penteados que apertam demasiadamente o cabelo, o que também afeta o couro cabelo, e provoca quebra e queda dos fios. O barbeiro profissional Terger Martins diz que "Prender o cabelo faz parte da rotina, mas devemos ficar atentos à pressão imprimida sobre os fios pois pode fazer com que eles se rompam ou até mesmo levar à queda". Em alguns casos pode reforçar uma tendência à calvície.
A grande força aplicada ao rabo de cavalo ou coque também pode comprometer a circulação sanguínea do couro do cabelo. Isto pode levar ao retardamento do crescimento do cabelo. Acessórios feitos de borracha e silicone são uma péssima escolha, pois causam muito atrito quando em contato com os fios. O mais indicado são prendedores, grampos ou tiras de tecido, por exemplo, porque são materiais que oferecem menor atrito. E, claro: nunca remova os acessórios de qualquer maneira, pois você pode arrebentar os fios.
Se por alguma urgência você precisar prender o cabelo com algum material de plástico ou borracha, procure deixar o mais frouxo possível. Para garantir um cabelo masculino saudável mesmo preso, é preciso ter alguns cuidados. Não deixe-o preso por muito tempo, especialmente depois de transpirar muito - isto acarreta no aumento da oleosidade do couro. Outra orientação de Terger Martins é "Lavar sempre com shampoo anti-resíduo em caso de grande oleosidade e usar condicionador somente nas pontas dos fios. Condicionador aplicado na raiz ajuda a aumentar o problema".
Mantenha uma rotina de alimentação saudável. Entre tantos outros benefícios, uma boa alimentação reflete em um cabelo saudável. Procure visualizar dentro das suas práticas o que pode prejudicar a saúde do seu cabelo. Respeita as particularidades do seu tipo de fio! Crespos, cacheados ou lisos apresentam algumas demandas bem específicas, tanto para cuidar e hidratar quanto para prender da maneira mais adequada e menos agressiva.
Terges Martins é barbeiro profissional, além de empresário e proprietário da Barbearia Oficial®️ | Instagram
Por: Wyllian Torres