Duas semanas? Um mês? É difícil que alguém tenha a resposta na ponta da língua para uma pergunta de grooming básico: de quanto em quanto tempo um homem deve cortar o cabelo? Apesar de ser muito mais propenso à calvície, devido também aos hormônios, o cabelo masculino é mais brilhoso, mais resistente e cresce mais rápido. Por isso, não basta escolher um corte bonito e achar que o trabalho está feito. É preciso fazer a manutenção, senão, ele rapidamente perde o estilo e você volta à estaca zero.
A frequência ideal depende do estilo em que você usa o seu cabelo e da rapidez do crescimento dos fios, que varia ligeiramente de pessoa pra pessoa. O corte militar, por exemplo, fica melhor com um comprimento bem curto, quase rente ao couro cabeludo. De acordo com o barbeiro Jay Alexandre, da barbearia Beard & Co., ele precisa de uma manuteção mais frequente por causa desse comprimento. "O ideal é que ele seja cortado a cada semana. Após este prazo a graduação do corte já começa a se dissipar", explica o profissional. Como o visual é simples e bem uniforme, ele pode ser mantido em casa com uma máquina. Mas para um acabamento melhor e mais atenção aos detalhes, é indicado procurar um profissional.
A manutenção ainda é mais rápida se você é adepto do fade ou do undercut e quer mantê-los sempre na estica. Os dois cortes dependem de uma diferença no comprimento dos fios que pode sumir se não for mantida com frequência. "A mesma orientação do corte militar se aplica em qualquer corte onde o fade tenha uma graduação baixa, do pente número zero ao três, por exemplo", explica Jay. Visite um barbeiro ou pegue a máquina de corte pessoal a cada 10 dias para raspar as laterais. Já na parte de cima, a espera pode ser maior, podendo completar os 20 dias, com margem para até um mês.
Para manter os demais estilos alinhados, o ideal é cortar a partir da segunda semana, e, no máximo, a cada 20 dias. O limite mais grave é um mês, pois, a partir daí, o corte definitivamente se esvai, e um capacete se forma sobre nossa cabeça.
Em números, o cabelo do homem cresce, em média, de 1 a 2 centímetros por mês. Assim, basta desleixo ou preguiça para que o seu corte estiloso perca o formato e, assim, leve embora sua ótima aparência. Em questão de semanas, um ninho de rato se instala sobre o crânio.
A regra é um pouco diferente para que tem cabelo comprido - na moda através dos coques samurais. Nesses, casos, você pode relaxar um pouco mais. "Paracabelos longos, é preciso um corte de manutenção a cada 60 dias", indica Jay. Se você está deixando os fios crescerem, é bom cortar apenas as pontas e do excesso de volume a cada três semanas. Isso faz com que a cabeleira cresça com fios saudáveis, fortes, hidratados e vistosos.
por João Vítor Castanheira
Jay Alexandre é barbeiro na Beard & Co. Barber Shop, que fica na Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). | Facebook
Publicada originalmente em 04/05/2017. Atualizada em 05/11/2020.