Existem muitas teorias a respeito da periodicidade de lavagens de cabelo masculino. Alguns dizem que o certo é lavar todos os dias; outros, dia sim, dia não. Tem-se a sensação de que o assunto é uma ciência exata e universal. Contudo, nenhuma cabeleira é igual à outra: é necessário avaliar seus fios para encontrar a melhor rotina. Para entender melhor esta questão controversa e pegar algumas dicas para você, nós conversamos com o cabeleireiro João Guilherme, do salão Hermas Beleza, de Campinas. Confira!
Antes de decidir de quanto em quanto tempo você deve limpar seus fios, é importante ter consciência do motivo da limpeza em primeiro lugar. "A lavagem dos cabelos envolve não só estética, mas também saúde, higiene", diz o cabeleireiro. "O cabelo naturalmente produz oleosidade. Em excesso, este óleo pode prejudicar o couro cabeludo; em casos extremos, causa caspa, seborréia e até mesmo queda de cabelo." Se feita corretamente, com enxagues adequados, a lavagem de cabelos deixa os fios saudáveis, mais hidratados e brilhosos, além de retirar o mau cheiro e evitar espinhas na cabeça.
Ainda não foi encontrada uma fórmula secreta universal para a periodicidade correta de lavagens de cabelo masculino; cada homem deve experimentar para encontrar a melhor rotina para seus fios. "Não há uma regra específica; a rotina vai variar muito de acordo com o perfil de cada pessoa, além de suas atividades diárias", sustenta João Guilherme. "Para quem tem perfil atlético, faz muito exercício, ou tem uma profissão que afeta o cabelo e deixa resíduos nos fios, é necessário maior frequência na higienização. Deve-se avaliar bem a questão." É fundamental avaliar a necessidade de limpar seus cabelos; se você costuma suar muito, ou tem pele oleosa, é bom higienizar com certa regularidade, sempre que sentir que os fios estão sujos. Caso contrário, pode espaçar mais as lavagens, quem sabe dia sim, dia não. De qualquer modo, "a frequência máxima é de uma vez ao dia", alerta o cabeleireiro.
Estabelecida sua rotina, há ainda um ponto importante no processo de higienização dos fios: a escolha dos produtos. A frequência das lavagens não varia de corte para corte e também não sofre interferência de acordo com o tipo de cabelo. Mas, este último aspecto dita quais itens de limpeza devem ser usados. "Por exemplo, cabelos crespos e ondulados necessitam de mais hidratação. É necessário usar shampoos e condicionadores que hidratem mais este tipo de fio para que nutram aspecto mais bonito", explica João Guilherme. "Cada tipo de cabelo necessita de um tipo de shampoo ou tratamento diferente. Sempre aconselho que busquem orientação com seus cabeleireiros ou barbeiros a respeito disso." E, para quem tem o costume de usar sabão nos fios, o cabeleireiro adverte: "sabonete jamais deve ser utilizado nos cabelos, pois é formulado para a higienização do corpo. A pele do couro cabeludo é totalmente diferente. Com certeza, o sabão vai reagir de forma adversa, trazendo prejuízos e até mesmo ressecamento excessivo."
João Guilherme é cabeleireiro no salão Hermas Beleza, situado em Campinas (SP). | Site | Instagram .
por Daniel Schulze