O frio já está começando a dar as caras este ano e embora os termômetros ainda oscilem, a pele sofre com as baixas temperaturas, os banhos quentes, o uso de tecidos que dificultam a transpiração e o hábito masculino de fazer a barba diariamente. Assim, o ressacamento se torna uma consequência natural, porém, com os cuidados certos de hidratação profunda é possível manter a cútis com sensação de maciez e suavidade.
Em dias frios, a umidade do ar é mais baixa e, aliado ao vento intenso, a pele resseca com mais facilidade. Fora a questão de estética, manter o rosto hidratado passa a ser também algo fundamental para a saúde do corpo. No entanto, para cada tipo existe um tratamento. As peles secas pedem uso frequente de hidratantes, especialmente após o barbear - nesses casos o ideal é evitar loções que contém álcool, já que aceleram o ressacamento. As oleosas também exigem cuidados com a hidratação e atenção para produtos do tipo oil free.
Não importa o tipo de pele, é muito importante mantê-la sempre protegida dos raios solares. Com tempo ensolarado ou nublado, o uso de protetor todos os dias também é essencial. "A rotina de cuidados diários com a pele facial passam por hidratar e fotoproteger", explica o dermatologista Amilton Macedo.
Banho quente em dia frio é muito bom, mas não é legal para a pele. A água em temperatura alta colabora para a diminuição da umidade da cútis e consequentemente seu ressecamento. Por mais que seja prazeroso, o ideal é diminuir o tempo embaixo do chuveiro. Aproveite ainda o vapor que fica no banheiro para espalhar o hidratante, pois ajuda na absorção do creme.
Beber água é bom para a saúde em geral, incluindo a da pele. Considerando que o tempo frio acelera a desidratação é fundamental ingerir pelo menos dois litros diariamente. Esse cuidado vai ajudar a manter seu corpo saudável e também a pele hidratada.
por Bruno Janot