Para muitos homens, fazer a barba é sinônimo de irritação e inflamações na pele do rosto. No entanto, os problemas do pós-barbear são causados muitas vezes por falta de cuidados. Com técnicas simples, é possível conseguir um barbear mais eficiente, com um efeito que dura mais tempo e irritando menos a pele. Adote estas dicas para ter melhores resultados.
O barbear feito com pressa e sem cuidado nunca dura bastante. Por isso, não deixe para fazer a barba em cima da hora ou sem pensar.
Colocar uma toalha quente em contato com a pele durante 30 segundos, antes e depois do barbear, é uma boa forma de manter a barba curta por mais tempo. Ela ajuda a abrir os poros, deixando os pelos mais fáceis de serem cortados, além de relaxar a pele do rosto.
Fora os poros mais abertos, a pele mais macia e os pelos mais fáceis de raspar, depois de um banho quente o rosto estará livre de impurezas e oleosidade que podem causar inflamações no pós-barba.
Depois de passar creme ou gel de barbear, fazer movimentos circulares no rosto, de baixo para cima ajuda a deixar os pelos mais fáceis de serem cortados.
De acordo com o especialista Ademir Jr., esse tipo de método de barbear é chamado de escanhoar. Por deixar o corte mais rente, escanhoar é o método de barbear mais usado pela maioria dos homens. No entanto, é aconselhado apenas para aqueles que já procuraram um dermatologista e não apresentam tendência a ter pelos encravados.
Lavar o rosto com água fria é a única forma de fechar os poros e dar mais brilho e maciez à pele. Com os poros fechados e com a pele macia e limpa, os pelos demoram um pouco mais a crescer e o rosto fica com aparência limpa por mais tempo.
Deixar a pele se recuperar é um bom jeito de fazer o barbear durar mais. Cada pele tem um tempo para se recuperar, por isso, é importante ficar atento a sinais como irritações, coceiras e inflamações, sintomas que podem surgir em quem faz a barba quase todos os dias.
O ideal é trocar a lâmina após três ou quatro barbeadas. As lâminas velhas e usadas cortam, arranham e queimam a pele, especialmente as mais sensíveis.