Cravos são um tipo de incômodo recorrente, principalmente para homens que têm a pele oleosa, mas que também afeta os que têm a pele normal ou de outros tipos. Os cravos são do que o conjunto de óleos naturais e células mortas da pele, que se concentram em cada poro e, na falta de uma rotina de limpeza adequada, causam obstruções. Os cravos são escuros porque, ao entrar em contato com o oxigênio, as gorduras da pele oxidam, escurecendo as substâncias. Caso estejam em camadas mais profundas da pele, a extração pode ser dolorosa. Porém, não há motivo para desespero: separamos algumas dicas para que você possa eliminar os cravos com uma série de cuidados caseiras. Confira abaixo!
Como os cravos são impurezas que não conseguiram se soltar da pele, o primeiro passo para eliminá-los consiste na limpeza adequada. O primeiro passo é higienizar sua pele como de costume, com um sabonete ou gel de limpeza. Depois, use um esfoliante que contenha ácido salicílico em sua fórmula, o que facilita a remover as gorduras que estão entupindo os poros.
Para manter os resultados, invista em um sabonete ou gel de limpeza que contenha uma porcentagem baixa de ácido salicílico. O mesmo vale para hidratantes e protetores solares, pois eles ajudam a regular a produção de oleosidade pela pele, assim, evitando o surgimento de novos cravos.
A hidratação da pele é um passo importante para que ela fique protegida dos efeitos da poluição, já que micropartículas contribuem para a obstrução dos poros e a formação dos cravos. Uma boa ideia é escolher um hidratante oil-free que também contenha um fator de proteção solar, já que a exposição ao sol pode estimular os poros a ficarem mais abertos. Assim, você protege a pele das impurezas e dos efeitos da radiação solar. O ideal é repetir o processo de manhã e pela noite. O resultado consiste em poros menos dilatados e mais limpos ao longo do dia.
As máscaras faciais têm o objetivo de sugar toda a oleosidade excessiva da sua pele e são capazes de remover boa parte das impurezas e células mortas, que tornam a pele congestionada e cheia de cravos. Elas conseguem efetuar uma limpeza profunda dos poros em questão de poucos minutos. Por isso, o recomendável é que você aplique uma vez na semana, caso sua pele não esteja tão entupida de cravos e espinhas, ou duas vezes, caso sua pele esteja muito congestionada. O ideal é aplicá-las quando a pele está limpa após o banho.
Você pode escolher uma máscara de argila, uma que seja específica para a remoção de cravos ou alternar entre as duas. Se optar por argila, prefira a verde ou a preta, já que estas têm alto poder esfoliante e adstringente. Quanto à máscara para cravos, atente-se para hidratar a pele logo em seguida, pois logo após a limpeza ela fica mais sensível e vulnerável.