O ano de 2020 foi complicado para todo mundo. A pandemia de covid-19 separou famílias, parou o comércio e transformou profundamente a vida cotidiana. Neste meio tempo, duas tendências principais surgiram entre os homens: uma parte deixou o cabelo crescer, talvez por medo de, não tendo auxílio profissional, estragar o corte em definitivo; outros tomaram coragem e passaram eles mesmos a máquina, se livrando da cabeleira ou diminuindo-a bastante. Não sabemos quando - e se - poderemos retomar uma rotina como a de antes. Mas, uma coisa é certa: essa moda, tanto de um extremo quanto do outro, deve influenciar os cortes de cabelo masculino mais usados em 2021. A equipe do PPV separou alguns para você conferir! Vamos lá?
Nada mais justo que encabeçar a lista com o freestyle. 2020 foi um ano de improvisos, no qual descobrimos da pior maneira possível como é ruim sermos vistos apenas como números. Cada pessoa tem personalidade própria e jeitos únicos; então, por que não enfatizar isto com seus cabelos? O corte freestyle segue exatamente a proposta do nome: ter um estilo livre. Misturando partes de cortes diferentes, você pode criar um só seu, que destaque sua individualidade. E vai ser uma boa expressão criativa para seu barbeiro; se você gosta de fades e riscas, deixe ele fazer algo diferente que imagine combinar com você. Convenhamos, ele merece!
Com a adoção do corte especialmente por atletas nos últimos anos, o mohawk deixou suas raízes na cultura punk para se modificar num estilo mais contemporâneo e descontraído, com menos gel e mais leveza. "É uma opção bem interessante, pois este corte pode ser feito de várias formas. Alguns optam por fazer riscos ou desenhos nas laterais, o que traz um aspecto único", explica o barbeiro e instrutor Diego Jordan, que alerta: "O moicano é um corte bem criativo e ousado, mas exige atenção na hora de hidratar os fios na parte de cima do cabelo." Para não errar, opte por produtos de qualidade para a finalização.
Assim como o freestyle, o corte assimétrico também remete um tanto às características de 2020. Percebemos com clareza como nada jamais está em perfeita harmonia; e isto nem sempre precisa ser algo negativo. É possível ter cabelos considerados "desalinhados" e ainda assim parecer elegante e moderno. Uma boa aposta para este ano que se inicia é mandar bem com padrões mais abstratos, sem necessidade de seguir linhas retas ou de manter o corte igual dos dois lados.
Dentre os cortes mais simples, um bem antigo recentemente voltou a fazer sucesso, pipocando nas barbearias nos últimos anos. Em 2021, não deve ser diferente: o caesar cut, inspirado nos grandes imperadores romanos, segue como tendência. "A ideia principal do corte caesar é o seu efeito degradê chamado de mid-fade. Na parte de cima é cortado com tesoura, deixando o cabelo mais curto e com uma leve texturização nos fios", diz o professor Diego. O topo cai em uma franja unidirecional, que você pode usar repicada, retinha ou até com um tanto de assimetria.
A parte mais bacana de usar cores no cabelo é a vasta gama de variações. Não só você pode escolher entre diversas cores e tonalidades diferentes, como pode alternar as partes do seu cabelo que você quer pintar; pode ser tudo, só uma mecha, o topo , as laterais... você é quem manda. Este estilo, mais comum até então em cortes femininos, vem sendo cada vez mais aceito entre os homens e tem tudo para ser tendência em 2021.
Quase todo homem usou cabelo asa-delta durante a infância, mesmo contra a vontade. O corte queridinho das mães está de volta, mas num estilo mais moderno. Suas características principais são baixo comprimento nas laterais e topo mais longo e volumoso, finalizando com uma ponta afinada. A partir destes elementos, são inúmeras as variações. "Podemos fazer um degradê ou um fade nele, ou pode ser todo raspado, só com a parte de cima mais longa no estilo undercut também. É uma nova linguagem que traz mais possibilidades a este corte clássico", explica o hairstylist Caio Costa, do Fil Hair & Experience.
Este corte pode ser usado por qualquer um com cabelos crespos e tem raízes fortes na comunidade negra, baseando-se em um visual diferenciado, com ondas viajando pela cabeça em 360 graus a partir do topo ou fluindo em uma direção apenas. Normalmente, ele é feito a partir de um buzzcut, cujo comprimento varia de acordo com a textura dos fios. Um taper fade funciona bem para 360; para 180, fades mais altos são a melhor opção. Para manter o penteado no formato desejado, contudo, é preciso bastante comprometimento, usando durags por longos períodos de tempo - durante o sono, por exemplo - e escovando regularmente.
Mais um corte de estilo afro que deve ser bastante usado em 2021 é o flat top, que desde antes de Will Smith o adotar em "Um Maluco no Pedaço", na década de 90, não sai de moda. É um cabelo volumoso e normalmente bem na régua, mas pode ser usado um pouquinho mais solto e combinado com diferentes níveis de fade e cortes de navalha. "O pulo do gato para deixar seu corte bem retinho é o uso de uma folha de papel no topo para modelar, friccionando ela no cabelo até obter o resultado desejado. Pode ser finalizado com pomadas e sprays", conta Michel Santos, profissional da Barbearia do Zé. Mas, atenção: a manutenção do flat top deve ser frequente, de preferência de quinze em quinze dias.
Durante os meses de isolamento social, vários homens optaram por um corte mais radical, raspando os próprios cabelos na máquina zero ou pedindo para alguém em casa cortar para eles. É um estilo que muita gente tem receio de testar mas, honestamente, costuma funcionar - além de ser extremamente prático. Não à toa, o buzzcut e outras variações do cabelo bem curtinho ou careca são tendências para 2021.
Durante a pandemia, o extremo oposto a quem raspou tudo é ocupado por aqueles caras que simplesmente deixaram o cabelo crescer naturalmente. Vários usaram o tempo de isolamento como experimento para ver se uma cabeleira mais vasta cairia bem neles; afinal, se não ficasse, ninguém veria mesmo. Mas, para surpresa de alguns, o corte com maior volume e comprimento ficou legal. Uma dica é usar o famoso coque samurai, que traz praticidade e descontração: "O samurai possui um estilo mais despojado, podendo ser mais arrumado ou desarrumado, alto ou mais frouxo; depende do gosto pessoal. E dá para fazer com qualquer elástico", diz o barbeiro Lucas Rocha, da Barbearia Jobim. Logo, devemos ver muitos cabeludos por aí no futuro próximo, ostentando seus fios das mais diversas formas.
Diego Jordan é barbeiro profissional e professor de barbearia. | Instagram .
Caio Costa é hairstylist da equipe do salão Fil Hair & Experience, localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro. | Site . | Instagram
Michel Santos é barbeiro da unidade da Barbearia do Zé na Avenida Braz de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro. | Instagram . | Facebook .
Lucas Rocha é barbeiro da Barbearia Jobim, no Rio de Janeiro. | Facebook . | Instagram .
por Daniel Schulze