Algumas coisas que eram consideradas fora de moda ou velhas, como a cordinha para óculos ou as costeletas suíças, têm voltado com tudo e fazem parte da moda atual. Um exemplo claro disso é o caesar cut, que é um dos que promete bombar este ano. O penteado nada mais é do que um jeito diferente de undercut. O topo da cabeça é mais curto e está aliado a uma pequena franja na parte da frente, deixando o estilo parecido com o de imperadores romanos.
O corte foi eternizado por Júlio César, que esteve a frente do Império Romano, e nos últimos tempos foi adotado por diversos famosos, como é o caso do cantor Zayn Malik. Se você quer seguir o estilo que bombava em Roma e que voltou com tudo, pode ficar tranquilo, porque adotá-lo não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser feito em casa. Como ele é um pouco parecido com o undercut, um degradê nas laterais pode ser uma boa opção. Ele se difere do corte popular por ter o topo da cabeça com os fios do mesmo tamanho e penteados para testa, formando uma pequena franja.
O cesar cut é um dos cortes mais indicados para quem tem o rostos redondos. Por conta da sua franja mais alongada, ele ajuda a equilibrar um pouco mais do formato do rosto. Para que ele consiga esse efeito, é preciso que ele seja um pouco mais comprido no topo, criando um volume maior no topo da cabeça. Isso vai dar um pouco mais de verticalidade ao seu rosto.
É você quem comanda como quer que o corte de cabelo fique na sua cabeça. E com o caesar cut isso não é diferente, já que o tamanho da franja pode variar conforme seu desejo - embora o ideal seja que ela fique proporcional com o restante dos fios. Além disso, uma boa ideia para acrescentar um estilo mais despojado ao seu visual é repicar a franjinha. Para você estilizar a franja no seu caeser cut, o ideal é que você utilize uma cera ou pomada para cabelo. Ele irá deixar as mechas bem definidas, com movimento e um acabamento mais fosco, ao contrário do resultado final dos géis, por exemplo, que deixam os fios mais rígidos e com um brilho molhado que não combina tanto com esse corte.
Outra maneira de dar uma variada no Caesar Cut é usar um disfarce nas laterais do cabelo. Esse efeito consegue criar a ilusão de um degradê conforme você vai se afastando do pescoço e indo em direção ao topo da cabeça. Ele pode ser feito em três estilos, low fade, mid fade e high fade - cada um deles trás variações na altura que o degradê começa.
A calvície é um dos problemas mais temidos no visual masculino. Por ser difícil de tratar e de se adaptar, é preciso tomar algumas atitudes para disfarçar enquanto se pode. Se o seu cabelo tem falhas e as entradas estão começando a avançar, o corte caesar pode ser uma boa opção. Afinal, com o uso da franja as entradas conseguem ficar disfarçadas. Além disso, o jeito meio bagunçado dos fios e o repicado fazem parecer que suas madeixas não têm um buraco sequer. Deixar ao natural é a melhor opção para ficar com o corte caesar e o visual perfeitos.
por Lucas Palomo
Publicada originalmente em 23/02/2018. Atualizada em 22/12/2020.