O coque samurai é um penteado muito popular nos últimos anos entre os homens de cabelo mais comprido. Apesar ter sido criado no século VI, na última década ele tem aparecido com frequência em passarelas, premiações e cerimônias de tapete vermelho do mundo inteiro. A amarração pode ser feita no topo da cabeça, deixando o coque visível para todos, ou mais próximo da nuca. Ao prender todos os fios, esse penteado deixa as suas feições mais expostas, o que não pode combinar bem com todos os formatos de rosto. A equipe #PreparadoPraValer separou os formatos de rosto com os quais o cabelo samurai combina mais. Confira para saber se o seu está entre eles.
Esse é um dos formatos considerados mais tradicionalmente masculinos. Ele é definido por testa e maxilares com tamanhos próximos e bem angulosos. Um dos famosos que possuem esse tipo de rosto é o ex-jogador David Beckham, e como ele tem demonstrado no decorrer dos anos, é possível complementar o rosto quadrado com basicamente todo tipo de corte. No caso do coque samurai, você pode variar na localização dele, ou seja, você pode prender o cabelo topo da cabeça, no meio ou mais próximo à nuca sem problemas.
Esse tipo de rosto possui o queixo como menor ponto do rosto. Sua maior diferença entre ele e o rosto triangular é o maxilar bem marcado. Ao prender todos os fios, você deixa essas características mais acentuadas, dando um tom mais masculino ao visual. Para completar, você pode deixar a barba crescer durante algumas semanas ou usá-la curta, no estilo "por fazer". No segundo caso, não deixe se aparar o pescoço e os fios soltos por cima das bochechas para evitar parecer desleixado.
Se você possui esse formato de rosto, pode se considerar sortudo: a maioria dos homens de rosto oval são fotogênicos. A testa e o maxilar são arredondados e menores, e o traço mais largo do rosto são os ossos das bochechas. Uma boa dica para saber onde prender o coque samurai nesse caso é colocar uma régua alinhada com a ponta do queixo e o topo da orelha. Assim, você traça uma linha imaginária que define mais ou menos onde cabelo deve ser amarrado. Nesse caso, você também dará mais foco ao seu maxilar.
Como pode imaginar é preciso que você tenha um cabelo comprido para conseguir fazer o penteado, podendo ser liso ou cacheado. Caso o seu não tenha o comprimento ideal, você terá que adotar uma rotina de cuidados intensiva. Procure lavar com shampoo indicado para o seu tipo de cabelo, fazer hidratação semanalmente e principalmente aparar as pontas, para que assim o seu cabelo cresça saudável. Se você tiver fios mais grossos, terá um resultado muito melhor, porque terá o volume necessário para um belo coque samurai. Outra alternativa é adotar as tranças ou dreads e fazer o penteado com elas. Entretanto, é importante que lembre-se que esse penteado não deve usar diariamente, porque isso pode fazer com que seus fios fiquem mais oleosos que o normal e deixar a raiz do cabelo mais fracas.
Por: José Thomé
Publicada originalmente em 11/09/2019. Atualizada em 23/11/2020.