O coque samurai é um penteado que ficou muito popular entre homens de cabelo comprido. Mas ele também pode ser uma boa ajuda para aqueles que estão encarando a difícil tarefa de deixar o cabelo crescer. Para que os fios atinjam o comprimento necessário, é preciso investir tempo e dedicação, a fim de manter o couro cabeludo e o cabelo limpos, hidratados e equilibrados, isso tudo usando os produtos e técnicas certas, além de aparar as pontas para manter o corte em dia. Nesse meio tempo, você pode ficar com o visual estranho, já que o comprimento dos fios realmente fica um pouco indefinido e o coque ajuda a deixar o cabelo arrumado. Aprenda a como fazê-lo abaixo, com dicas de como incluí-lo de vez em seu estilo!
Para que você saiba exatamente como formar esse tipo de coque, é necessário prender o cabelo de uma forma específica. Para começar, você deve pentear ou apenas puxar todo o seu cabelo para trás. Em seguida, com um elástico em uma das mãos, prenda todo o cabelo em uma espécie de rabo de cavalo. No próximo passo, você deve repetir esse mesmo gesto de passar todo o cabelo por dentro do elástico, mas, quando estiver na metade do comprimento de cabelo a ser preso, deixe que o elástico se feche e finalmente prenda todos os fios, a ponto de formar um coque. Só certifique-se de que o coque não fique apertado demais, a ponto de te dar uma dor de cabeça, mas que também não esteja tão solto, podendo se desmanchar a qualquer momento.
Se você acha que não pode variar nos penteados mesmo já dominando um coque samurai, está enganado. Esse tipo de coque oferece diversas possibilidades de estilos. Se o que você precisa é de um visual rebuscado, comportado e adequado a eventos e ambientes corporativos, um coque samurai baixo, preso próximo à nuca e com os fios penteados com gel cumpre bem o papel. Já se você gosta de um efeito mais descontraído, com um frizz proposital e alguns fios soltos do coque para conquistar uma aparência hipster, uma boa ideia é utilizar um mousse ou pomada para provocar volume nos fios e, em seguida, prendê-los em um coque samurai alto, no topo da cabeça. Se quiser algo que seja o meio termo entre o arrumado demais e o despojado, você pode fazer um coque alto e somente com os fios do topo do cabelo, mantendo os fios de baixo soltos. Basta se guiar através da sua vontade.
Alguns tipos de barba também podem ser combinadas com o seu coque samurai para criar um estilo autêntico e diferenciado. Exemplos de boas combinações estão na junção de um undercut com coque a uma barba completa, cheia e longa. De certa forma, a parte do cabelo mais curta forma um contraste interessante com o comprimento da barba. Outro exemplo é um coque samurai em um cabelo longo, que cria um visual harmônico quando há a presença de um cavanhaque clássico, que alonga o rosto.