Levantar todos os dias para fazer a barba pode se tornar um ritual muito mais rápido e prático se os homens, principalmente os de pele sensível, optarem por usar uma espuma para barbear. Isso porque ela possui em sua composição substâncias cicatrizantes que acalmam a pele, o que representa uma série de benefícios na hora do contato da lâmina com o rosto. Mais espessa, a espuma proporciona um barbear mais rente e preciso, facilitando assim o corte dos pelos. O produto também é indicado para homens de barba "cerrada" e pele seca, com pelos mais grossos, que acabam sendo amolecidos pelos princípios ativos emolientes que estão presentes na espuma.
Na hora de utilizar a espuma de barbear, o ideal é que o homem espere por três minutos, depois da aplicação, para que o produto possa agir na pele da forma devida e assim permitir melhores resultados durante a retirada da barba. Uma dica que também pode contribuir nessa hora é se barbear logo após o banho, pois é um momento em que os poros estão abertos e a lâmina executará um corte mais eficiente.
Diferença entre espuma e gel - Muitos homens ficam em dúvida entre a espuma de barbear e o gel quando pensa em escolher o produto adequado para fazer a barba. Se a espuma é mais indicada para a pele seca, o gel, de textura translúcida, é recomendado para os homens de pele oleosa, já que o produto não estimula a produção de sebo e absorve com maior intensidade o excesso de oleosidade da pele masculina. Mais novo no mercado, o gel ainda contém princípios ativos como mentol e extratos de alga, que geram uma maior sensação de frescor na pele.
1. Não faça a barba com o rosto seco, sempre passe a espuma por cima dos pelos a serem removidos já que o produto facilita o deslize da lâmina.
2. Faça movimentos circulares e contínuos para que a espuma aja de forma eficaz.
3. Esticar a pele do rosto ajuda a evitar ferimentos durante o deslize da lâmina.
4. Sempre raspe os pelos no sentido em que eles crescem.
5. Tenha em mãos aparelhos novos, com o tempo eles vão ficando desgastados e passam a agarrar nos pelos, o que pode causar danos na pele.