Com a chegada do verão, o calor, o sol e a umidade voltam em peso para nosso dia a dia, fazendo desta época perfeita para testar visuais novos, leves e práticos. Como os pelos faciais suam mais e se tornam mais secos nesta estação, você pode querer se livrar deles para se sentir mais confortável. Por isso, vamos apresentar alguns estilos de barba para você mandar bem no verão sem morrer de calor.
Manter somente um cavanhaque durante o verão é uma ótima opção para garantir um estilo clássico com conforto e praticidade. Não é uma barba que precisa de muitos cuidados especiais quanto ao grooming, por ocupar apenas uma pequena área do rosto. Ainda assim, é importante prestar bastante atenção ao aparar ou redesenhar, pois um corte mal feito pode inviabilizar o cavanhaque inteiro. E este estilo ainda te permite variar entre um comprimento curto e médio com facilidade, mostrando-se bastante flexível e aberto à criatividade.
O visual Van Dyke é uma espécie de variação do cavanhaque e tem praticamente as mesmas propriedades dele, sendo também uma boa opção para a temporada de calor. Seu diferencial é a separação entre os fios do bigode e do queixo, diminuindo ainda mais a área de cuidado e lhe dando um toque mais hipster. Aliás, a parte inferior costuma ser mais volumosa. É um estilo bem afiado, que faz bastante sucesso.
Este estilo é ótimo para quem tem uma barba de crescimento rápido e uniforme e quer manter o rosto integralmente barbado durante verão. Se mantidos curtos, os pelos não acumularão muita oleosidade em dias quentes e ensolarados, sendo mais fáceis de limpar. E a barba cerrada também é perfeita para o ambiente de trabalho!
É certo: todo homem já imaginou como ficaria só com um bigode. Então, por que não usar o calor do verão como desculpa para experimentar? Raspe todos os fios do queixo, das bochechas e do pescoço e ostente somente o que cresce entre sua boca e seu nariz. E o terreno é seu para inovar. Dependendo do volume dos pelos faciais, você pode tentar um bigode mais fino ou até arriscar um imponente e clássico chevron. Além de ser diferente, o bigode vai te aliviar bastante do suor e do calor. As melhores opções para quem quer relaxar são os estilos que não precisam de manutenção muito complicada, então deixe os bigodes handlebar de lado.
Como é uma temporada mais quente e úmida, a pele fica mais oleosa durante o verão. A barba, naturalmente, suja mais rapidamente e acumula mais suor, além de ficar mais seca diante dos raios solares. Por isso, para evitar possível mau cheiro e maior dificuldade no trato, é recomendado manter um estilo mais curto. Mas, se você é adepto ferrenho de uma barba longa, tudo bem. É só tomar cuidado extra, usando óleos com maior frequência e fazendo uma boa lavagem mais vezes. Você também pode penteá-la para espalhar a oleosidade natural da pele nos fios. Isso vai ajudar a manter o ressecamento longe. E beba bastante água para manter os fios hidratados!
por Daniel Schulze