Homens buscam praticidade na hora de manter a aparência, mas cuidar dos cabelos crespos demanda um pouco mais de tempo e cuidado. O cabelo afro necessita de um processo de manutenção, que começa com a lavagem, segue para secagem e tem como último passo a finalização. Apesar desse cuidado a mais, quando finalizamos os nossos cabelos da forma correta o resultado costuma durar cerca de três dias. Conheça quatro técnicas indicadas pela especialista que vão deixar seu crespo bonitão, confira!
A fitagem é uma finalização para cabelos crespos que funciona melhor nos fios crespos 4a que possuem os cachos um pouco mais abertos. Nela, você aplica cremes hidratantes nas mechas do cabelo enquanto corre os dedos por elas, aumentando a definição dos cachos. Esse método é chamado de fitagem básica, e deve ser feito com os cabelos ainda molhados. Separe o cabelo em mechas e aplique o creme da raiz às pontas. Passe os dedos entre os fios seguindo o mesmo sentido.
A outra opção é a fitagem estruturada. Essa tática deixa seus cachos mais evidentes, mas é um pouquinho mais trabalhosa. A vantagem é que ela os cachos ainda mais definidos que o processo básico. Confira o passo a passo.
Lave os fios e separe em quatro grandes mechas.
1. Começando pela nuca, massageie as madeixas com óleo capilar de sua preferência. O óleo de coco é muito indicado para cabelos crespos, pois ajuda a hidratar os fios ao mesmo tempo em que mantém os cachos mais definidos.
2. Para finalizar: pegue as mechas mais finas e esticadas, aplique o creme de pentear e penteie com os dedos da raiz até as pontas;
3. Após o processo, deixe o que os fios sequem naturalmente.
O nudred permite que você crie "rolinhos" de cabelo parecidos com os dreads, mas não tão definitivos. Essa finalização é feita com uma esponja especial, que possui pontas e buracos responsáveis por agrupar os fios do cabelo crespo. Essa finalização é bastante resistente e pode durar até uma semana. A manutenção é bem simples: basta passar a esponja novamente no cabelo e você já está pronto para sair de casa. Vamos para o passo a passo?
1. Após a lavagem dos cabelos deixe que os fios sequem naturalmente. Use o pente garfo ou algum com os dentes mais largos para dar mais volume ao cabelo e deixar os fios bem separados uns dos outros. Passe o pente começando na raiz e seguindo no sentido oposto do couro cabeludo.
2. Agora é a hora de usar a esponja: esfregue em toda a cabeça, fazendo movimentos circulares, faça isso até o cabelo ganhar o formato de rolinhos. Cada pessoa um leva um tempo, mas em média 15 minutos já dão resultado. Você também pode usar sprays fixadores para garantir mais durabilidade ao penteado, só tome cuidado com géis e produtos a base de álcool pois podem deixar o seu cabelo ressecado.
Esse método é bem prático, mas que demanda um pouco de tempo. Pode parecer um pouco difícil, mas é mais simples do que você pode imaginar. Vem comigo!
1. Lave o cabelo e use condicionador antes de começar o processo. Isso é importante pois o cabelo ficará preso enquanto você mantiver essa finalização.
2. Seque os fios, mas os deixe um pouco úmidos.
3. Divida o cabelo em 5 partes;
4. Faça um quadradinho separando os fios que você vai usar para fazer o twist. Utilize um pouco de creme de pentear para desembaraçar o cabelo;
5. Divida a mecha em duas partes;
6. Torça as mechas da raiz até as pontas e prenda um elástico da cor do seu cabelo na ponta para manter o penteado;
7. Repita o processo por todo o cabelo;
8. Para dormir sem o cabelo desmanchar, use uma touca de seda ou de cetim.
O dedoliss é uma basicamente um babyliss mas sem o aparelho e sem danificar os fios com calor. Para esta finalização basta separar uma mecha de seu cabelo e enrolar da raiz até as pontas, até que se formem cachos bem definidos. O processo pode ser demorado, mas com certeza vale a pena. Entenda:
1. Espalhe o creme de pentear por todo o cabelo, você pode substituir pelo óleo capilar;
2. Divida seu cabelo em várias mechas;
3. Separe mecha a mecha e aplique creme de pentear conforme for desembaraçando os fios;
4. Enrole as mechas, uma a uma, da raiz até as pontas;
5. Deixe secar naturalmente.
Por Jeferson Vita