Assim como o mundo está em constante transformação, o ambiente corporativo também passa por gradativas mudanças, alterando inclusive o modo como os executivos se vestem. Por causa de companhias mais "descoladas" do Vale do Silício, como o Google e o Facebook, as roupas de escritório vem ganhando novos códigos de vestimenta. A informalidade para o look de trabalho tem se destacado em diversos departamentos, porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar e acabar caindo na deselegância.
Pensando nisso, o site Business Insider ouviu especialistas para orientar quem trabalha no setor executivo e não quer errar na hora de escolher as peças de roupa para encarar a labuta.
A consultora de imagem Sylvie di Giusto prega que a informalidade não pode beirar o descuido. "As pessoas acham que se vestir de forma casual significa não se importar com mais nada, mas isso está errado", afirmou ela, lembrando que o dress code da maioria das empresas está mais relaxado do que no passado.
Sylvie di Giusto afirma que você deve estar atento às particularidades da sua área de atuação. Quem está ligado ao setor de finanças, por exemplo, precisa usar roupas mais conservadoras. Já indústrias mais criativas permitem que os funcionários se vistam de forma mais descontraída.
Em entrevista ao site Business Insider, a fundadora da loja Of Mercer, Emlyn Northway, apontou que é fundamental combinar cores, texturas e estilos de modo balanceado para causar uma boa impressão no trabalho com o equilíbrio das peças.
A correria do cotidiano, de acordo com di Giusto, faz com que a maioria das pessoas escolha a primeira roupa que encontra no guarda-roupa antes de sair para o trabalho. No entanto, a consultora lembra que é preciso superar a questão e se dedicar à tarefa, já que o look que você põe no corpo também comunica, influenciando o ambiente a sua volta.
por Gabriel von Borell