Por mais que você seja, teoricamente, livre pra fazer o que quiser com o seu cabelo, existem algumas "regras" estéticas que ajudam a guiar qual tipo de corte combina com o seu tipo de rosto, criando um visual mais harmonioso. Ao romper bruscamente com esses modelos já estabelecidos, você corre o risco de ter o visual seriamente prejudicado. Pra te ajudar a evitar esse problema, confira algumas ideias que devem ser evitadas na hora de mudar o corte de cabelo.
Por mais que você tenha algum conhecimento de como cortar o cabelo, não é aconselhável usar essa habilidade no próprio cabelo. Por mais destreza que você tenha, dificilmente vai conseguir manusear tesoura, máquina, pente e outros apetrechos sozinho, se orientando pelo espelho e com uma perspectiva desfavorável, especialmente para a parte de trás da cabeça. O ideal é deixar isso na mão de um profissional, para garantir que o resultado seja satisfatório.
É claro que economizar é bom e necessário, mas algumas coisas valem um dinheiro a mais. Um bom corte de cabelo é uma delas. Você deve ter em mente que está fazendo um investimento ao gastar um pouco mais em um cabeleireiro capaz de te deixar plenamente satisfeito com o resultado. Profissionais realmente qualificados e que se especializaram valorizam seus trabalhos e por isso cobram mais do que quem não se dedicou no mesmo nível. Cortar o cabelo está longe de ser tão simples quanto se imagina.
Apesar de não ser muito comum, alguns homens podem até achar estiloso um cabelo com a linha do pescoço mais alta. O problema é que isso cria uma nova linha, que não é a natural. Logo, quando o cabelo começar a crescer, a região que foi totalmente raspada (linha natural até a nova) vai começar a ficar preenchida, parecendo que seu cabelo foi raspado estranhamente apenas na base. Por isso, o ideal é respeitar o corte na linha natural (onde o cabelo começa a crescer no pescoço).
Ninguém é obrigado a usar costeletas longas e vastas, como aquelas que eram moda nos anos 70, mas também não dá para ficar sem pelo nenhum nas laterais. Um visual no qual tudo foi cortado até o topo da orelha é, no mínimo, esquisito. A linha traçada na metade da orelha indica o tamanho mais curto de uma costeleta em um corte harmonioso.
As pontas de cabelo que ficam na região das têmporas também não devem ser retiradas. Ao fazer isso, você passa a apresentar um aspecto estranho, pouco natural. O corte, apesar de pequeno, também é o suficiente para dar uma impressão de ampliação significativa da testa, o que para os homens não é nada interessante, já que o resultado fica similar às temidas "entradas", típicas da calvície masculina.