Quar, 07 Jan. 2015

Confira 10 dicas do que não se deve fazer para manter o foco no estudo

  • Jovens sofrem com diversas distrações, como a internet, celulares e videogames
    Jovens sofrem com diversas distrações, como a internet, celulares e videogames

Estudar não é uma tarefa simples, principalmente para os mais jovens, que encontram uma dificuldade maior para se concentrar tendo tantos outros atrativos para fazer ou dedicar seu tempo. Nesse sentido, são inúmeras as opções de distração que podem desviar o foco de qualquer estudante, como a internet, celulares, videogames, dentre outras ferramentas para passar o tempo. Porém, a prática de se estudar com disciplina e afinco continua sendo algo fundamental para o futuro desses jovens, que irão compor o mercado de trabalho. Por isso, seguem abaixo 10 dicas de como não se comportar quando o assunto é estudar. Assim, você vai conseguir se manter em um bom nível de estudo sem ser prejudicado por qualquer coisa que lhe tire o foco dos livros e cadernos.

Deixar de estudar uma matéria porque você não gosta dela

Mesmo que você não curta uma determinada disciplina, nunca é bom deixar de estudá-la, até porque qualquer aluno precisa dominar minimamente todas as disciplinas para seguir sua trajetória escolar para passar no vestibular etc. Portanto, se você prefere estudar mais uma matéria do que outra, estude primeiro a que você não é tão chegado e deixa a que te dá mais prazer por último.

Deixar dúvidas para trás

Nunca é bom ficar com dúvidas com relação a um assunto estudado, principalmente porque muitas vezes, em vestibulares, caem algumas questões em provas que são exatamente sobre aquele conteúdo que você não domina tão bem e deixou de estudar. Portanto, é muito importante que o aluno sempre anote todo o conteúdo das disciplinas, principalmente aqueles mais difíceis, para evitar esquecê-los.

Comer algo (muito) diferente na véspera de uma prova

Não é indicado comer algo muito diferente do que você já está acostumado antes de uma prova. Até porque o seu próprio corpo pode não reagir bem à mudança. Portanto, se você está habituado a comer bastante no café da manhã, não tome um menos reforçado antes de uma prova importante, pois pode acarretar, inclusive, um desmaio.

Não parar para descansar

O ideal para que o aluno consiga manter um bom desempenho é conseguir dosar o estudo com o descanso. Não é bom estudar mais do que quatro horas em casa, após o horário de aula. É fundamental que ele consiga descansar, tirar um cochilo ao chegar da escola e depois estudar sem exageros.

Fazer anotações pouco eficientes

Sempre que for fazer anotações, é importante que as faça de maneira correta, para que você saiba orientar seu estudo com elas depois. Muitas vezes os alunos fazem as anotações com pouco preciosismo, o que compromete o estudo mais tarde.

Deixar de criar um hábito de estudos

É importante que o aluno crie um hábito diário de estudo, de modo que aquilo possa, de fato, se tornar algo marcante em sua rotina. Só assim ele vai conseguir se disciplinar para se manter constantemente estudando.

Estudar em grupo e levar tablet, celular, notebook etc

Para que o estudo possa render, é necessário que haja foco. Se um grupo de alunos marcar de estudar junto e mantiver por perto seus aparelhos eletrônicos, eles não irão render o que devem. Para qualquer tipo de estudo, seja sozinho ou em grupo, é preciso se desvencilhar de todo o tipo de distração.

Usar a internet para estudar e deixar redes sociais abertas

Estudar usando a rede mundial de computadores é algo que pode ser bastante perigoso. Se você se propõe a isso, é importante que esteja consciente das distrações que se encontram na internet e busque, portanto, evitá-las. Não abrir as redes sociais e sites de entretenimento é fundamental para manter a concentração.

Usar estimulantes

Tomar café, energético ou alguma bebida à base de cafeína na hora do estudo só adia o cansaço e ele volta ainda mais forte com o passar do tempo. O ideal é descansar o suficiente para conseguir se manter estudando em boas condições. Com isso, você absorve o conteúdo e o estudo rende mais.

Se basear em provas antigas para estudar

Não é bom usar provas de vestibulares muito antigas para estudar. Até porque o formato dos exames costuma mudar bastante conforme o passar dos anos. Se for para estudar por provas antigas, pegue as de até três anos atrás, porque assim não fica tão ultrapassado e desatualizado.

*Lista baseada em matéria do Uol Educação

Notícias:

Como cuidar do cabelo curto? 3 cuidados importantes para os seus fios
Grooming Como cuidar do cabelo curto? 3 cuidados...

Os cuidados com o cabelo masculino, principalmente os curtos, não devem ser somente lavar e secar. Há uma infinidade de dicas que você pode seguir para manter seus fios brilhosos, sedosos e macios. Por isso, entrevistamos o barbeiro Jorge Fernandes e separamos 3 pontos para você ficar...

+
Aposte nessas dicas para fazer a barba e estimular o crescimento dos fios
Grooming Aposte nessas dicas para fazer a barba e...

Muitos meninos sonham, ao longo da vida, com a chegada da barba na puberdade. O que alguns não sabem é que ela demanda cuidados específicos. Por isso, é importante saber como fazer a barba para manter o visual e a saúde da pele. Uma barba que não é cuidada, por mais recente que seja,...

+
Cabelo longo masculino: dicas para começar a deixar o cabelo crescer
Grooming Cabelo longo masculino: dicas para começar...

Seja por opção estética ou prática, os homens que decidem deixar o cabelo crescer enfrentam um longo período de transição e exercício da paciência. Afinal, é preciso esperar que os fios atinjam um comprimento razoável para poder moldar ou até mesmo prender os fios em um coque samurai ou...

+
Fazer a barba no sentido contrário dos pelos faz eles crescerem mais grossos?
Grooming Fazer a barba no sentido contrário dos...

últimas matérias

Deixar o cabelo comprido preso pode prejudicar a saúde dos fios?
Grooming Deixar o cabelo comprido preso pode...

A opção de prender o cabelo masculino comprido pode acontecer para variar o visual, aliviar o calor nos dias quentes ou evitar que os fios incomodem os olhos. Nada mais prático que um coque samurai ou rabo de cavalo. Mas cuidado! A intensidade da amarração e o material do acessório...

+
4 cortes de cabelo famosos de séries para você se inspirar
Grooming 4 cortes de cabelo famosos de séries para...

Com diversas plataformas de streaming disponíveis atualmente, fica muito difícil de seguir a vida sem maratonar alguma série. Mas quem sabe no meio dessa maratona você não encontra o seu novo corte de cabelo? São inúmeros personagens que acabam nos inspirando de formas diferentes,...

+
4 dicas para um grooming nas partes íntimas sem problemas ou cortes
Grooming 4 dicas para um grooming nas partes...

De tempos em tempos, é necessário diminuir o volume dos pelos nas partes íntimas. Não é o grooming mais simples do mundo, por ser uma região bastante sensível em que muitos homens têm mais receio de passar um objeto cortante, mas também não é um bicho de sete cabeças. Existe uma série...

+
4 estilos de barba para quem tem os fios crespos
Grooming 4 estilos de barba para quem tem os fios...

A barba crespa pode aparecer em homens de qualquer textura de fio de cabelo. Estes fios tendem a ser mais volumosos e ressecados, requisitando trabalho um tanto mais cuidadoso para mantê-los em ordem e hidratados. Por esse e outros motivos, muitos homens se sentem desconfortáveis ou sem...

+

Matérias relacionadas