Muitos homens vêm aderindo a diferentes estilos de barba e bigode, em busca de expressar seus estilos e personalidades. Assim, alguns investem em rotinas de grooming, cuidando da barba com as técnicas e produtos corretos, a fim de que ela cresça saudável e com uma boa aparência. Desse modo, esses rapazes ostentam barbas que vão desde a cerrada até às barbas longas. E, nesse meio termo, há aqueles que optam por usar um cavanhaque. No entanto, um cavanhaque mal cuidado, com os pelos muito crescidos e/ou com uma largura excessiva pode deixar seu visual estranho, desalinhado e chamativo de uma forma ruim. Quer saber se seu cavanhaque está proporcional ao seu rosto? Então continue lendo a matéria!
Se você já se sentiu estranho com seu cavanhaque, visualmente falando, ou se já notou essa estranheza na aparência de outro homem, provavelmente a largura do cavanhaque estava errada. Com isso, o cavanhaque pode parecer curto demais, dando a impressão de que o queixo é menor e o rosto fica desequilibrado, ou, se ele estiver maior do que deveria, parece que ocupa quase todo o seu rosto, o que pode resultar em um visual que aparenta uma barba mal feita. Portanto, uma dica interessante é que você meça a largura do seu cavanhaque de modo que ele termine junto à íris de cada olho. Para isso, você pode utilizar dois palitos de churrasco, duas réguas ou qualquer coisa semelhante. Fique em frente a um espelho e, a partir da parte externa da íris de cada olho, posicione as réguas, palitos ou afins de modo que estes objetos conectem suas íris na mesma altura que as laterais de seu cavanhaque. Assim você consegue notar se o cavanhaque está no tamanho ideal ou não, dificultando eros na próxima vez que apará-lo.
O cavanhaque caracteriza-se tanto por seu formato quanto pelo tamanho dos pelos, que não costuma variar tanto entre os comprimentos curto e longo. No entanto, um cavanhaque muito crescido pode ser sinal de desleixo em seu grooming, podendo ser confundido com uma barba mal feita. Assim, busque averiguar não só a largura do cavanhaque, mas também o comprimento dos pelos. Se utilizar um cavanhaque curto, apare semanalmente os fios. Caso opte por pelos mais longos, lembre-se de raspar a barba, utilizando lâminas novas e raspando os pelos no sentido em que crescem, e de apenas aparar o cavanhaque com uma tesoura, garantindo o formato aos pelos do bigode, da ampulheta e do queixo.
Manter um cavanhaque por si só já alonga o visual, já que a presença dos pelos na região central do rosto direciona os olhares para essa parte. Mas o ideal é escolher um cavanhaque de acordo com o formato do seu rosto. Por exemplo, um cavanhaque completo, com pelos que conectam o bigode ao queixo e este à ampulheta é interessante para rostos redondos, enquanto um cavanhaque estendido pode ser ótimo para adicionar volume a rostos triangulares.