Ter cuidados básicos com as partes íntimas deve fazer parte da rotina de grooming de todos os homens. Além da higienização frequente, você deve também raspar os pelos dessa área para o seu bem-estar, já que ajuda a diminuir o acúmulo de umidade no local. No entanto, sabe-se que muitas pessoas apresentam dúvidas sobre como fazer esse procedimento sem se machucar. Para conseguir remover os pelos da melhor maneira e evitar transtornos, selecionamos algumas dicas. Confira!
Antes de tudo faça a higienização dessa região. Para essa tarefa, use um sabão e água para remover qualquer tipo de sujeira presente nesta região. O recomendado é que você lave com cuidado toda essa parte e certifique-se de enxaguar bem para não deixar nenhum resquício de espuma nessa área. Após a limpeza, seque com uma toalha macia e limpa.
Após fazer a limpeza da área, apare os pelos com uma tesoura para tornar o procedimento mais prático. Um dos maiores erros que podem ser cometidos nesse procedimento é raspar os fios maiores diretamente. Ao tentar fazer isso, você acaba puxando os fios e causando foliculite. O recomendado é que você faça com cuidado essa etapa e vá cortando os pelos com comprimento maiores.
É importante lembrar-se que essa região é muito sensível e exige cuidados redobrados na hora da raspar os pelos. Por isso, evite usar cera ou cremes com função depilatória para esse procedimento. Use sempre um aparelho de barbear, porque eles conseguem remover os pelos da região de maneira menos agressiva. Para conseguir os melhores resultados e evitar problemas, você deve ficar atento na qualidade e estado das lâminas. Jamais as use quando elas estiverem velhas ou cegas, porque podem provocar cortes e inflamações na área.
Nada de fazer depilação com a pele seca porque isso pode provocar vários problemas, como irritação, vermelhidão, pelos encravados, e cortes. O recomendado é que você sempre use um gel ou creme de barbear para facilitar o deslizamento das lâminas e evitar o atrito. Escolha um produto que não tenha álcool, porque eles podem irritar a pele. Jamais use também sabonetes para lubrificar porque eles têm ativos agressivos que podem ressecar a região e ainda danificam as lâminas. O melhor momento para remover os pelos das áreas íntimas é durante o banho um banho morno porque a água abre os poros e amolece os fios.
A primeira coisa que você deve saber é que esse procedimento deve ser feito com calma. Na hora de usar as lâminas, tente deixar a sua pele esticada, porque as rugas podem causar cortes. Leve também em consideração o sentido do crescimento dos pelos: passar o barbeador no sentido contrário a ele é um principais motivos de irritação e coceira após a raspagem. Use as lâminas em movimentos leves e nunca pressione as sobre a pele, ou pode provocar cortes. Finalize, sempre enxaguando com água a região e depois aplique um pouco de pós-barba, para suavizar.
No final, faça a hidratação da sua pele. Escolha um creme hidratante com textura suave e que apresente óleos vegetais na sua composição, como camomila, aloe vera na sua composição para passar nessa área. Evite os que tenham álcool na sua composição
Por: José Thomé