"A gente pode e deve proteger a pele utilizando produtos que contenham ativos antipoluição. Hoje em dia, já existem no mercado diversos produtos contendo vários ativos desse tipo em sua composição", explica Dra. Ana Carolina. Segundo a médica, outra forma de intensificar a eficácia desses cuidados é combinar a utilização desses produtos com cosméticos com ação antioxidante. "Sabemos que a poluição vai causar um estresse oxidativo no nosso organismo, na nossa pele, o que gera radicais livres que vão contribuir para o envelhecimento de forma precoce. Então é recomendado usar ativos específicos antipoluição e antioxidantes ao mesmo tempo", orienta a especialista.
Como os radicais livres são moléculas instáveis que danificam as células da pele, outra maneira de se proteger é garantir que ela esteja sempre saudável e bem hidratada. Alguns cosméticos hidratantes ajudam a repor os nutrientes perdidos e fortalecem a barreira de proteção da pele. "A aceleração do processo de envelhecimento, a degradação das fibras de colágeno e elásticas da pele, ocorrem justamente por conta desse estresse oxidativo. Outros produtos interessantes e que podem ajudar na proteção são os hidratantes, eles contém ativos que agem como se fosse um filtro para a ação da poluição, eles acabam funcionando como uma barreira de proteção física", revela a profissional. Vale lembrar que antes de escolher o hidratante que você vai usar é preciso consultar um dermatologista para que ele avalie as necessidades da sua pele e oriente os melhores opções.
Outro problema provocado pelo contato com a poluição é a obstrução dos poros, favorecendo ainda mais o surgimento de cravos e espinhas na pele dos homens, que já ela é mais oleosa e propensa à acne, devido a maior quantidade de glândulas sebáceas, em comparação com a pele feminina. Por esse motivo, é fundamental manter a sua pele sempre limpa, principalmente se você for barbudo, já que as barbas mais volumosas costumam reter muitas impurezas e sujeiras. É recomendado que você use um sabonete que seja adequado ao seu tipo de pele e um shampoo específico para barbas nos pelos do rosto. Lembre-se que a sua pele não deve ser lavada excessivamente e nem devem ser usados sabonetes comuns, já que esses hábitos podem gerar um efeito rebote, fazendo a pele produzir ainda mais oleosidade.
Ana Carolina Sumam é graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia | Site
Por: Ramon Andrade