Se você é jovem, é possível que não ligue tanto para os cuidados com a pele, especialmente em relação à prevenção do envelhecimento precoce. No entanto, o tempo passa, os sinais da idade chegam e a presença de rugas e manchas na pele pode começar a incomodar. No entanto, existem medidas simples que você pode adotar em seu grooming para se manter mais jovem e até mesmo, por meio da estética, ficar com um ar mais jovial. Ficou curioso? Confira nossas dicas abaixo!
Apesar da barba ser o sonho de consumo de muitos homens, ela também é capaz de amadurecer a imagem masculina em até dez anos, dependendo de alguns fatores. Portanto, se você é hoje um homem maduro, talvez seja interessante adotar o rosto liso em alguns momentos. Na verdade, você pode alternar frequentemente entre momentos de ter barba e de deixar o rosto liso, a fim de parecer mais jovem. Ainda, você pode alternar entre os estilos de barba, variando desde uma barba por fazer até uma barba longa, cada uma com necessidades específicas de cuidados.
Homens com pele seca estão mais suscetíveis a apresentar rugas, enquanto os de pele oleosa não estão, mas são mais propensos a desenvolver acne. No entanto, a hidratação é fundamental em ambos os casos, e você deve incluir essa etapa em sua rotina de grooming, já que a pele devidamente hidratada manifesta menos sinais como rugas e linhas de expressão. Uma dica é procurar por produtos que sejam anti-idade, contendo substâncias que combatem os sinais do envelhecimento. Ativos como a vitamina C, por exemplo, são importantes nesse sentido.
Conforme ficamos mais velhos, a capacidade natural da pele de se regenerar diminui. Por isso, há mais chances de que a pele madura fique com seus poros entupidos, com uma aparência áspera, sem brilho ou vitalidade. Assim, busque esfoliar frequentemente a pele para mantê-la renovada. Uma indicação eficaz é procurar por esfoliantes que contenham ácido salicílico, pois o ativo auxilia na desobstrução dos poros, efetuando uma limpeza química que dissolve as gorduras que se acumulam neles.
A medida mais importante e eficaz contra o envelhecimento cutâneo está no uso diário de protetor solar. A utilização do protetor faz com que os raios ultravioletas do sol não penetrem na pele de modo a provocar o surgimento de manchas, rugas, e até mesmo câncer de pele. Assim, invista em um protetor solar que se adeque ao seu tipo de pele, com FPS no mínimo 30, buscando aplicá-lo na pele cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando a cada duas horas (ou em intervalos menores, caso você sue muito ou entre na piscina, por exemplo). Vale lembrar que a luz artificial de lâmpadas, celulares e telas de computador também podem prejudicar a pele, assim, utilize protetor mesmo em ambientes fechados.