Depois de tanto tempo deixando a barba crescer, você finalmente atingiu um comprimento bacana, ostentando fios longos que trazem um aspecto cheio. Com isso, você acabou adaptando todo o seu estilo em função da barba, que têm feito você se admirar constantemente no espelho. No entanto, seja por conta do crescimento de novos fios ou por estar falhando em alguma etapa do grooming dessa área, como a falta de hidratação, a coceira na barba vem te tirando do sério. Quer saber como parar a coceira, entendendo também o que fazer para evitar o problema? Então, confira as dicas que trouxemos na matéria abaixo!
Diariamente, a pele produz milhares de células novas, o que faz com que outras células fiquem antigas e sejam descartadas. No entanto, por baixo dos pelos, não é possível remover corretamente essas células sem a ajuda de um shampoo específico para a barba, o que pode ocasionar a coceira e demais irritações. Por isso, faça uso do shampoo, lembrando de fazer a limpeza da barba com água morna e não quente, já que nessa temperatura a água pode ressecar os pelos e a pele. Também é interessante lavar a barba cerca de duas a três vezes por semana, para não remover demais os óleos naturais que a deixam hidratada e protegida.
Outro produto que é complementar ao shampoo para a barba são os condicionadores próprios. Eles devem ser utilizados após o shampoo, assim como no cabelo, e servem especialmente para barbas muitas volumosas e grossas. Por conter nutrientes e hidratantes, eles conseguem reter por mais tempo a hidratação na barba, resultando em pelos macios e hidratados. Dessa forma, o uso desse produto ajuda a reduzir a coceira, que pode ser causada pelo contato direto dos pelos rígidos com a pele, provocando aquele atrito desagradável.
Se sua barba for longa e/ou muito cheia, talvez só o uso de condicionador não dê conta de controlar a coceira na barba. Por isso, apostar no uso de óleo pode ajudar, já que este produto mantém a barba hidratada e nutrida por muito tempo, devido aos nutrientes de sua composição, evitando a produção de óleos em excesso e ainda é capaz de deixar seus pelos mais macios e perfumados.
Manter os pelos da barba aparados pode auxiliar bastante ao reduzir a coceira. Isso porque uma barba não aparada pode conter frizz, pontas duplas e fios mais duros, por conta do ressecamento das pontas. Assim, ao eliminar a ponta dos pelos, você consegue tratar melhor a barba e a pele abaixo. Outro cuidados importante é criar o hábito de escovar a barba, já que, ao utilizar uma escova específica como as de cerdas de javali, você consegue alinhar os pelos na direção desejada, remove parte das células mortas e ainda distribui a oleosidade melhor por todos os fios.