Ter caspa no cabelo é uma situação que nenhum homem está disposto a passar. Esse problema pode ser causado por uma série de fatores: desde erros na sua rotina de cuidados que prejudicam o couro cabeludo a até alguns problemas de saúde. Elas causam coceira, vermelhidão e pode até mesmo afetar a sua autoestima. Muitos homens ficam na dúvida sobre como lidar com essa situação. Para ajudá-los, selecionamos algumas dicas para lidar com a caspa. Confira!
Não existe uma cura para a caspa, mas há uma série de tratamentos para amenizar esse problema, como o uso de shampoo específicos. Para tratar os fios nessa situação, você deve investir em produtos que contenham ativos higienizados que consigam remover efetivamente as caspas dos fios e do couro cabeludo. Tente lavar o seu cabelo a cada dois dias ou no máximo com só um dia de intervalo para obter um melhor resultado. Aplique o produto suavemente em movimentos circulares, deixe agir por três minutos e em seguida, enxágue. Na hora de usar o condicionador, evite passá-los na raiz do cabelo, porque isso pode intensificar o problema por entupir os folículos pilosos e aumentandar a produção de sebo, o que pode desencadear a piora da caspa. Por isso, tenha sempre bastante cuidado, principalmente se você tem fios mais curtos. Evite os banhos muitos quentes, porque a alta temperatura da água remove toda a oleosidade dos fios e provoca o efeito rebote, que faz com que o couro cabeludo passe a produzir mais óleo do que o normal e consequentemente, piorar a caspa. Por isso, procure sempre tomar banhos mornos a frios para garantir um equilíbrio na produção de oleosidade natural.
Após lavar o cabelo, você deve secar os fios com uma toalha macia e limpa, sempre com bastante cuidado para não danificá-los. Pular essa etapa pode dificultar o tratamento e aumentar o problema, porque fios úmidos criam o ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos, que contribuem para a descamação do couro cabeludo. Jamais durma com o cabelo molhado, sempre espere secar antes de deitar. Se estiver com pressa, você pode usar um secador na temperatura mais baixa para otimizar esse processo.
Se você está procurando métodos para aliviar a coceira e irritação, saiba que os óleos vegetais, como de rícino e jojoba, são as melhores alternativas. Eles conseguem hidratar os fios e ainda acalmam a inflamação do couro cabeludo causada por esse problema. Para evitar problemas é sempre bom que use de forma moderada para não deixar os fios com um aspecto muito pesado.
Esfolie seu couro cabeludo para se livrar das caspas. Essa técnica consegue remover as células mortas e outros resíduos da região, além de estimular a renovação celular. Faça esse procedimento pelo menos uma vez por semana ou no máximo duas para não machucar a pele. Para evitar irritações, você deve escolher um esfoliante mais suave para ser utilizado, como os feitos para o rosto, porque são menos agressivos. Aplique no couro cabeludo e faça movimentos circulares na região, deixe agir por 5 minutos e enxágue.
Por: José Thomé