As tranças são um estilo de capilar clássico para homens negros. Elas podem ser usadas juntas ao couro cabeludo, no estilo nagô, ou soltas. Mas uma dúvida muito comum entre os que adotam esse penteado é como lavá-las. Diferente do que muitas pessoas acreditam é possível lavá-las de desmanchar, além de ser necessário para a manutenção da saúde dos seus cabelos e da pele. Para garantir a maior durabilidade desse visual e evitar problemas, selecionamos algumas dicas de como lavar o cabelo com tranças. Confira!
A frequência indicada para a higienização do cabelo com tranças pode variar em cada caso. Mas o recomendado é que você lave pelo menos uma vez por semana para evitar problemas, como irritação e caspa. Além disso, você deve evitar molhar as suas tranças quando for tomar banho e não quiser lavá-las. Porque isso pode danificar as tranças, causar frizz e prejudicar a sua aparência. Para evitar problemas, use uma touca para mantê-las secas.
Enquanto estiver de trança, você deve redobrar os cuidados durante a lavagem. Comece escolhendo um shampoo mais suave e que não tenha na sua fórmula ativos agressivos, como sal, sulfato, parabenos e outras substâncias químicas. Uma dica muito boa na hora do uso é diluir o produto com um pouco de água, porque isso evita que ele fique muito concentrado em apenas uma parte. Durante a lavagem das tranças, recomenda-se que vá separando elas e higienizando com o chuveirinho do box, porque assim consegue higienizar com maior facilidade e evitar que fiquem produtos acumulados nelas.
Há um mito que homens com cabelo trançado não devem usar o condicionador. Mas a verdade é que existem nenhuma regra que proiba essa produto. No entanto, o uso dele é opcional, porque na maioria dos casos apenas o shampoo já é suficiente. Caso deseje complementar a lavagem e usar o condicionador, você não deve exagerar na quantidade e passar somente no comprimento e nas pontas. Não esqueça de enxaguar bem para não deixar resíduos. Essa mesma dica vale para as máscaras e leave-in, use pouco nas madeixas e tente ao máximo não deixar resquícios nas tranças, porque isso pode danificar os fios, que estão presos.
Além de exigir alguns cuidados durante a lavagem é importante que você jamais pule a secagem, porque ela cumpre um papel fundamental. O recomendado é que deixe sempre as tranças secarem naturalmente para evitar a irritação, fungos e odores. Para acelerar o processo, retire o excesso de água com uma toalha limpa e macia, mas evite esfregar para não danificar o penteado e o cabelo. Caso esteja com muita pressa, pode recorrer ao bom e velho secador. Mas para isso é necessário que o use na temperatura mínima e mantenha uma distância considerada para não comprometer as suas tranças e também prejudicar o couro cabeludo. Evite dormir com elas molhadas ou amarra-las úmidas, porque isso pode causar sérios problemas para o couro cabeludo.
Por: José Thomé