Se você já se sentiu inseguro por não saber qual tom de rosa usar, sem conseguir escolher um que combinasse com o seu visual, está tudo certo. É que a gama de nuances do rosa é bem extensa, podemos encontrar camisetas e bermudas em tons como o rosa chiclete, neon, rosé dourado e muitos outros, alguns puxando para o vermelho e outros para um tom mais salmão. Mas não se preocupe: há luz no fim do túnel e quem te ilumina nesse assunto é a consultora de estilo Priscilla Citera. "O 'problema' não está na cor, mas no tom. Os tons mais intensos do rosa passam uma mensagem mais forte, enquanto os tons mais clarinhos podem passar uma mensagem de suavidade e fragilidade", revela.
Assim, você pode experimentar os tons mais fechados quando tiver a intenção de se vestir com mais discrição e formalidade, podendo optar por ternos e calças sociais em tons de rosa que beiram o salmão ou o bege, por exemplo. A especialista complementa: "Os tons intensos como o neon são mais informais, criativos e ousados, podendo ser mais adequados no lazer ou num ambiente de trabalho mais criativo e informal. O rosa queimado, mais fechado e discreto, pode ser usado também no ambiente de trabalho, combinado com peças em cores neutras coloridas, como o azul marinho, cinza, marrom, vinho e mostarda, por exemplo", indica.
Uma ideia de como usar rosao é incluí-lo de vez no seu armário através dos acessórios. Para fazer isso de maneira mais adequada, você pode até planejar com quais cores irá se vestir, pensando já na combinação da cor das peças com o acessório rosa que tiver decidido usar. Citera te orienta a como proceder nesse sentido: "Usar essa cor nos acessórios é uma boa forma de incluí-la no look, e na hora de combinar, vale considerar o círculo cromático. Rosa combina com vermelho, laranja, vinho, lilás, tons de azul, amarelo e afins. O acessório colorido pode ser o ponto de cor num look mais neutro, ou pode estar compondo um look todo mais colorido. Vale lembrar que onde a gente inclui cor, a gente puxa o olhar, então uma meia colorida vai levar os olhos para os pés, e um chapéu colorido para o rosto", reitera.
Se você quer ir um pouco além no quesito "dominando a roupa masculina rosa", então vale a pena averiguar qual é o subtom da sua pele, ou seja, se sua pele tem um fundo quente ou frio. Você pode experimentar fazer esse processo em casa, de forma amadora, bastando colocar acessórios (como cordões) prateados ou dourados próximos ao seu rosto. Caso você prefira os dourados, então provavelmente seu subtom é quente. Do contrário, homens que se sintam melhor ao usar cores mais prateadas certamente terão um subtom frio. Mas vale lembrar que essa análise não dispensa um profissional de colorimetria pessoal. Priscila complementa, informando quais tons valorizam melhor cada pele masculina: "Peles mais quentes vão ficar mais harmônica com tons amarelados, parecidos com o pêssego, e tons frios com rosas mais azulados, como o pink".
Priscila Citera é consultora de Estilo e Autoestima, atende os públicos masculino e feminino na cidade do Rio de Janeiro há 7 anos e também de forma online. Site | Instagram
Por: Bruno Mourão