Boa parte dos homens que têm cabelo crespo devem saber que esse tipo de capilar proporciona uma grande variedade de penteados e cortes - permitindo adotar desde tranças nagô e dreads aos cortes com fades, por exemplo. Todos esses estilos, inclusive, ficam destacados nesse tipo de cabelo, já que o volume e o formato naturais dos fios crespos ressalta os detalhes. Só que, para que o cabelo fique estiloso e saudável, é necessário apostar no cronograma capilar a fim de manter os fios íntegros e sem problemas, como a quebra ou o ressecamento. Quer aprender a fazer um cronograma específico ao seu cabelo crespo? Então, veja todos os passos que reunimos na matéria abaixo!
O cronograma é um calendário mensal de cuidados capilares organizados por semana, que devem ser adaptados de acordo com a necessidade do seu cabelo. Assim, a cada semana, você realiza três cuidados específicos para o cabelo em um intervalo de dois dias entre cada um eles. Então, por exemplo: em um período de segunda, quarta e sexta, você pode realizar uma hidratação,uma nutrição e uma reconstrução, respectivamente. Vale lembrar que estes cuidados vão variar de acordo com a necessidade do seu cabelo no momento. Confira o passo a passo a seguir.
O primeiro cuidado a entrar no seu cronograma capilar é a hidratação, destinada a repor a água que os fios crespos perdem com a poluição, ação do sol e até com as lavagens feitas com o shampoo. E sse primeiro passo é ideal para reduzir o frizz e a falta de definição nestes cabelos, tornando-os mais alinhados e fáceis de finalizar, depois de lavados. Procure por produtos que contenham na composição ingredientes como a glicerina, o pantenol, a aloe vera, mel e afins, pois todos esses ativos têm a função de depositar e reter as moléculas de água dentro da fibra capilar.
Por conta da curvatura dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldade de chegar até as pontas do cabelo crespo. Por isso, é comum que eles fiquem facilmente ressecados, com um toque áspero e poroso nos fios. E é aí que entra a nutrição, destinada a repor os óleos no comprimento e nas pontas dos fios, que não recebem este nutriente da mesma maneira como ocorre na raiz do cabelo. Faça uso de produtos que possuam ceramidas, manteigas vegetais, como a manteiga de cacau e a de karité, e óleos vegetais como o de coco, o de argan e o de oliva, dentre outros. Fazendo a nutrição, os fios se apresentam macios, com mais brilho e definição e dificilmente perdem os nutrientes que receberam com os tratamentos feitos.
Seu cabelo é crespo e você aproveitou pra tingi-lo de uma cor diferente, ou até mesmo resolveu descolori-lo pra ver no que dava? Como esses processos químicos deixam a fibra capilar fragilizada, é necessário realizar uma reconstrução. O último passo do cronograma consiste na reposição de aminoácidos essenciais aos fios. Estes componentes atuam como um cimento nos fios, assim, eles tapam quaisquer porosidades que possam ocasionar a quebra ou existência de pontas duplas no cabelo. Busque produtos que contenham queratina, arginina, colágeno e afins, pois a presença dessas substâncias indicam que o produto é destinado à reconstrução.