O risco na sobrancelha é um pedido que vem fazendo a cabeça (ou melhor, as sobrancelhas) dos homens nos últimos tempos. Ele faz parte das tendências mais recentes do estilo masculino, que vem se diversificando bastante nos últimos tempos. É provável que você tenha visto algum conhecido seu ou alguém na rua com um dos cortes de cabelo com fade, por exemplo. Eles e a falha na sobrancelha proposital são partes do estilo popularizado por funkeiros e rappers brasileiros. Esse visual é recomendado a homens que tenham uma personalidade ousada, mais jovem, que curtem inovar na aparência. Quer saber como reproduzi-lo de maneira segura? Descubra tudo para adotar um risco na sua sobrancelha com o passo a passo da matéria abaixo!
Antes de tudo, você deve se decidir entre fazer um risquinho sozinho ou com um barbeiro. A questão gira em torno da segurança. Se você se sentir seguro o suficiente e tiver precisão, habilidade manual, além das ferramentas necessárias, é possível fazer o risco na sua sobrancelha sozinho. Mas caso queira, basta que você escolha um barbeiro de sua confiança para fazer o trabalho. Dito isso, o primeiro passo é pentear os pelos no sentido de crescimento deles. Em seguida, você ou o barbeiro devem utilizar uma máquina de acabamento, na diagonal, para marcar o risco. Uma dica é estabelecer o risco no terço final da sobrancelha, mas sem se aproximar demais do final dela, para o risco ficar evidente. Com o formato já delimitado, é possível partir para o próximo passo.
Este segundo e último passo é também o mais difícil de fazer a sobrancelha nesse estilo. Com o risco já pré-formatado, você ou o barbeiro devem, agora, aplicar um pouco de gel sobre o risco. O produto tem a função de facilitar o uso da navalha para tornar limpo o desenho do risco, raspando qualquer resquício de pelo que tenha ficado na marca feita anteriormente. Com muita calma e aproveitando para segurar a pele esticada, pressione gentilmente a navalha sobre o risco. Quando notar que o formato ficou certinho e que não há mais pelos a remover, finalize o processo com água fria para fechar os poros da pele.
Se você quiser incrementar ainda mais o visual, é possível aparar os pelos da sua sobrancelha que estão mais longos. Basta penteá-los e verificar quais estão ultrapassando o formato natural das sobrancelhas. Assim, você consegue identificar quais fios precisam ser cortados. O resultado é uma sobrancelha que aparenta estar mais cheia. Outra possibilidade é que você também pode eliminar os pelos em excesso com o uso de uma lâmina de barbear, que vai servir para tornar o desenho da sua sobrancelha mais evidente, como um todo. Mas vale lembrar que o uso de gel ou creme de barbear também é necessário, a fim de não irritar a pele dessa região.
Se além do risco na sobrancelha, você também quiser deixar o seu estilo ainda mais marcante, você pode fazer um corte de cabelo com risco. Esse detalhe pode ser pequeno e discreto ou grande marcando toda a lateral da cabeça. O risquinho no cabelo masculino geralmente é feito naqueles cortes em que os lados são bem mais curtos, quase rentes ao couro cabeludo. Eles são feitos durante o acabamento do corte com a ajuda de uma navalha para remover os fios. Se for combinar o risco no cabelo com o da sobrancelha, peça ao barbeiro para manter os dois alinhados, como se fosse uma única linha.
Publicada originalmente em 28/03/2019. Atualizada em 17/11/2020.