O primeiro passo é entender do que se trata o corte degradê. As mechas são removidas aos poucos da parte de baixo para a parte de cima da cabeça, gerando um efeito de contraste. Para explicar melhor sobre esse assunto conversamos com o profissional da Barbearia Fábrica de Disfarce, Jonathan Almeida, que diz: "O corte em si é feito a partir de diferentes pentes da máquina, sendo do mais baixo para o mais alto, lembrando que só tem como saber qual o graduador mais alto a ser utilizado de acordo com a altura do cabelo do cliente no topo". Já com o método repicado, uma boa habilidade com a tesoura é extremamente importante."É preciso entender sobre ângulos, divisões e subdivisões, para que sejam utilizadas técnicas no cabelo do cliente para resultar no corte repicado", conclui o barbeiro.
Para realizar esse tipo de corte se faz necessário muita precisão para que as diferentes técnicas sejam devidamente efetuadas. "São exigidas técnicas de tesouras, de finalização e de disfarce, que é igual o degradê. Indico também técnicas de pigmentação para deixar um trabalho mais elegante e dar mais vida ao corte de cabelo, principalmente no acabamento", explica. "O alinhamento do degradê é fundamental para criar uma aparência bem limpa. Agora, em relação ao repicado, existem três tipos de tesouras e é necessário que o profissional entenda a função de cada uma delas para dar o melhor resultado para o cliente" revela o profissional.
Comparecer ao seu cabeleireiro é algo que precisa estar encaixado na sua rotina. Se tratando de um corte que possui um efeito visual muito limpo, é necessário conversar com o profissional para saber a melhor hora do retorno. "Não existe um tempo exato, porque isso vai de acordo com a necessidade de cada pessoa. Tem cliente que corta toda semana e outros que cortam mensalmente", diz Jonathan, que também recomenda: "Compareça ao barbeiro de confiança para evitar qualquer problema, pois é uma técnica que exige precisão".
Para obter um bom resultado em relação a qualquer corte, os cuidados precisam fazer parte do seu dia a dia. Dê preferência a géis de qualidade para realizar a finalização. "A dica para ter uma melhor finalização é utilizar produtos específicos, como pomada modeladora e laquê, mas isso vai do gosto pessoal de cada um", revela o profissional da barberia. Também se faz necessária a hidratação dos fios com máscaras para renovar a aparência do cabelo.
Jonathan Almeida é barbeiro profissional da Barbearia Fábrica de Disfarce, na Avenida 22 de Maio, 4772 - Rio Várzea, Itaboraí - RJ Instagram | Facebook